Migalhas Quentes

Ministro Cesar Rocha faz balanço da virtualização na JF

Pouco mais de um mês depois do marco temporal pelo qual os tribunais regionais federais se comprometeram a iniciar a virtualização de seus processos, o presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Cesar Asfor Rocha, que articulou as negociações para esse compromisso, fez um balanço do estágio em que se encontra cada tribunal.

15/2/2010


Virtual

Ministro Cesar Rocha faz balanço da virtualização na JF

Pouco mais de um mês depois do marco temporal pelo qual os TRFs se comprometeram a iniciar a virtualização de seus processos, o presidente do STJ e do CJF) ministro Cesar Asfor Rocha, que articulou as negociações para esse compromisso, fez um balanço do estágio em que se encontra cada tribunal.

O balanço foi feito no início da sessão do CJF, na manhã do dia 10/2. A meta era de que, a partir de 1º de janeiro de 2010, os novos processos que ingressassem na JF de 1ª instância seriam totalmente virtuais.

De acordo com o ministro, a meta já foi quase totalmente atingida na Justiça Federal da 4ª região, que abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nas 1ª e 2ª regiões, os sistemas de processos digitais já se encontram desenvolvidos e em fase de implantação. Na 5ª região o sistema está em fase de desenvolvimento e na 3ª, está sendo definido o sistema a ser utilizado.

No início de fevereiro, o ministro autorizou a ida do secretário de Tecnologia da Informação do CJF, Edicarlos Borges, aos TRFs da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª regiões, com a missão de verificar o andamento dos trabalhos relativos ao processo judicial digital. Quanto à 5ª região, o próprio presidente do TRF, desembargador federal Luiz Alberto Gurgel, esteve no CJF e colocou o ministro Cesar Rocha a par desse assunto.

Do relatório apresentado pelo secretário de TI ao presidente do CJF, consta que, na 1ª região (que abrange 14 Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste), o sistema de processo digital foi desenvolvido e já está implantado em todo o Distrito Federal, exceto para os processos criminais e em segredo de justiça. A previsão é que seja instalado tanto na 1ª quanto na 2ª instância.

Na 2ª região, que abrange os estados do RJ e ES, o sistema já se encontra pronto para implantação em toda região, na primeira instância, exceto os processos criminais. Até julho de 2010 deve incluir as varas criminais. Quanto à segunda instância, também está em desenvolvimento um novo sistema, que deve estar pronto em junho deste ano.

A equipe da 3ª região – que inclui os estados de SP e MS - apresentou à Secretaria de TI do CJF o sistema que deverá ser implantado e a alteração do seu Plano de Ação, que ainda deverá ser apreciada no Conselho.

Na 4ª região foi desenvolvido um novo sistema para todo o primeiro grau, incluindo as varas criminais e com segredo de justiça. O sistema está implantado em quase todo o primeiro grau, tendo no cronograma a última implantação prevista para o final de fevereiro. A equipe responsável pelo projeto identificou que a adaptação do sistema do 1º grau para atender o 2º grau (tribunal) traria mais benefícios para a região, sendo que esta implantação deve ser concluída em março deste ano.

A Secretaria de Informática do TRF da 5ª região informou que o sistema dos juizados especiais federais (JEFs) será evoluído para ser utilizado nos 1º e 2º graus, tendo sido já desenvolvidos alguns módulos do processo digital. A segunda fase do sistema deve ser concluída em abril de 2010.

________________
_________

Fonte : STJ

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Contribuição assistencial ou de negociação coletiva - Balizamento para compreender o tema

26/4/2024