Migalhas Quentes

Nova proposta de Código Florestal deve chegar ao Congresso em março

Em seminário promovido pela liderança do PCdoB para discutir as mudanças no Código Florestal (Lei 4.771/65), o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, adiantou na tarde de ontem, 22/2, que o governo deve enviar ao Congresso, até o final de março, uma nova proposta de código.

24/2/2010


Mudanças

Nova proposta de Código Florestal deve chegar ao Congresso em março

Em seminário promovido pela liderança do PCdoB para discutir as mudanças no Código Florestal (lei 4.771/65 - clique aqui), o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, adiantou na tarde de ontem, 22/2, que o governo deve enviar ao Congresso, até o final de março, uma nova proposta de código. De acordo com o ministro, se a legislação vigente fosse aplicada metade dos produtores rurais estaria na ilegalidade e um milhão de pequenos e médios agricultores perderiam toda a sua capacidade produtiva.

Na opinião de Stephanes, a principal alteração a ser promovida deve ser na proporção das reservas legais. Para ele, as áreas de preservação permanente às margens de córregos e rios, por exemplo, devem ser definidas de acordo com o tamanho da propriedade. Atualmente, deve-se deixar, no mínimo, 30 metros de vegetação a partir da margem dos cursos d'água. Em pequenas propriedades essa faixa poderia inviabilizar a utilização produtiva do terreno, argumentou o ministro.

Stephanes disse que o código e as leis ambientais "sequer foram feitas pelos representantes do povo, pois 80% dos seus itens foram alterados por meio de medidas provisórias, sem o necessário debate". Para ele, "foram cometidos muitos erros porque pessoas que não conheciam de meio ambiente decidiam sobre o assunto". O ministro sustentou que a discussão atual deve ser feita com base em parâmetros "puramente técnicos".

O deputado Ivan Valente (Psol/SP), no entanto, enfatizou que todas as decisões tomadas no Parlamento são políticas. "Esse é um debate duro. Não podemos nos esquecer de que há grandes interesses econômicos por trás dos argumentos", ressaltou. Ele afirmou que a grande discussão não é quanto a limites de reserva legal, mas sobre um projeto de Nação.

Inovações combatidas

Segundo o diretor de campanhas do Greenpeace, Sérgio Leitão, não faz sentido dizer que o Código Florestal não tem base científica. Ele afirmou que todos os códigos brasileiros sobre o assunto foram feitos pelo Ministério da Agricultura, inclusive o atual, elaborado em 1965. "Ele foi construído pelas mais renomadas cabeças da época e trouxe todas as inovações que hoje estão sendo combatidas como invenção de ambientalistas", assegurou.

De acordo com Leitão, aqueles que querem reformar o código "estão defendendo apenas os seus interesses, que nunca foram os do país". O diretor do Greenpeace ressaltou ainda que essa discussão teve início apenas quando os tribunais começaram a considerar legais as limitações à propriedade. "O que se está atacando é o fato de o governo começar a resgatar a hipoteca social e ambiental do Brasil", afirmou.

O funcionário do Incra Marcos Kowarick também disse que a crise ambiental começou quando o atual governo prometeu multar e prender quem estivesse em situação irregular e suspender os financiamentos a esses proprietários. "A exigência de aplicação do código mexe com a autonomia do proprietário de usar a sua terra como bem entender", acrescentou.

O especialista disse que o seminário discutiu "uma mentira", porque o Código Florestal, de acordo com ele, é uma lei "que nunca pegou". Ele afirmou que, quando solicitado pelo Ministério da Agricultura, nenhum secretário estadual enviou os dados sobre licenciamento ambiental. Atualmente, existem cerca de 6 milhões de propriedades reconhecidas no país, segundo Kowarick.

___________
_______________

Leia mais - Matérias

Leia mais - Artigos

  • 21/7/09 - Da obrigatoriedade da criação das reservas legais nas propriedades rurais - Adriano Doretto Rocha - clique aqui.
  • 5/6/09 - Atividade Rural e Meio Ambiente - João Bosco da Nóbrega Cunha - clique aqui.
  • 30/4/09 - 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental - Walter Senise - clique aqui.
  • 9/12/08 - Meio ambiente – do projeto básico ao heliponto - Walter José Senise - clique aqui.
  • 5/8/08 - Importante precedente para Reserva Legal Florestal - Fabricio Dorado Soler - clique aqui.
  • 8/7/08 - Reserva legal do Código Florestal: instrumento para a promoção do desenvolvimento sustentável - clique aqui.
  • 26/9/07 - Leis Ambientais engavetadas - Antonio Pessoa Cardoso - clique aqui.

_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Desoneração da folha: Entenda como a controvérsia chegou ao STF

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024