Migalhas Quentes

Lançamento da obra "Curso Prático de Argumentação Jurídica"

No próximo dia 3/3, a Editora Campus Elsevier – Campus Jurídico promove o lançamento do livro "Curso Prático de Argumentação Jurídica" escrito por Felipe Dutra Asensi. O evento será realizado no IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros (av. Marechal Câmara, 210, 5º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ), às 18h.

1/3/2010


Lançamento

Autor aborda de forma objetiva aspectos práticos da argumentação jurídica

A Editora Campus Elsevier – Campus Jurídico lança no próximo dia 3/3 o livro "Curso Prático de Argumentação Jurídica", de Felipe Dutra Asensi. O evento será no IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros (av. Marechal Câmara, 210, 5º andar, Centro - Rio de Janeiro/RJ), às 18h.

Sobre a obra :

O livro divide-se em cinco capítulos, no quais o autor aborda de forma objetiva aspectos práticos da argumentação jurídica. Destaca a importância da argumentação no mundo contemporâneo, passando pelos pressupostos da argumentação e da hermenêutica jurídica, normas e instituições jurídicas.

O autor construiu uma concepção sobre argumentação que é distinta da maioria dos livros atualmente publicados. Em vez de promover um raciocínio dedutivo, que se cristalizaria na idéia de partir dos autores da argumentação para, então, analisar a realidade brasileira, buscou o inverso: da realidade para a teoria. Os autores estão presentes, mas o que é fundamental neste livro é a prática do Direito.




Sobre o autor
:

Felipe Dutra Asensi é cientista social graduado pela UERJ e advogado graduado pela UFF. Mestre e doutorando em Sociologia pelo Iuperj. Professor da UFRJ e dos cursos de férias da Universidade Estácio de Sá. Membro efetivo no IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros.

__________









________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025