Migalhas Quentes

Correspondente premiado

30/3/2010


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

__________

"Liberdade e Direito Econômico" (88p.), escrita por Luiz Carlos Medeiros da Rocha Paes e gentilmente oferecida pela Editora LTr.

Originário das ciências físicas e exatas e com profundo interesse pelas ciências naturais e humanas, a tendência eclética do autor levou-o a uma trajetória que, ao longo da própria atuação profissional como consultor, incorporou a gestão empresarial à engenharia, estendendo-se à administração e a ramos da economia — finanças empresariais e mercados financeiros e de capitais, a Teoria Financeira, ramo em que se doutorou. O autor é engenheiro, administrador e advogado, mestre em engenharia pela PUC/RJ e pela Universidade de Stanford, e PhD, também, pela Stanford, com foco no impacto do risco no custo do capital em investimentos corporativos.

Mais recentemente, considerando ser o Direito Econômico, ao lado do direito das relações pessoais, talvez uma das áreas mais cruciais e importantes do regramento das relações humanas, pois ambos visam a garantias mínimas das liberdades das pessoas, sem o que não há justiça, o autor enveredou especialmente nas implicações dos dispositivos constitucionais que regram as relações econômicas, o foco desta obra.

Provavelmente, a principal inovação deste livro se constituiu em mostrar a importância de se efetuar uma visão globalizada e dialética das questões envolvidas, numa análise sistêmica e integrada desses dispositivos. O objetivo é evitar armadilhas que lhes tiram a eficácia, quer na forma de ressalvas que os remetem ao legislador infraconstitucional, quer na forma de interpretações literais e simplórias, quer ainda embutindo-lhes preferências e "valores" alheios ao contexto constitucional.

Sobre o autor :

Luiz Carlos Medeiros da Rocha Paes é PhD (Financial Theory) e Master of Sciences Economic Systems Planning) pela Universidade de Stanford, com o MSc pela PUC/RJ; Engenheiro, Administrador e Advogado.

__________

Ganhadora :

_____________

O que é "Correspondente" Migalhas?

O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

_________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024