Migalhas Quentes

Jurista Saulo Ramos recebe título de Doutor Honoris Causa no Complexo Educacional FMU

Jurista Saulo Ramos recebe título de Doutor Honoris Causa no Complexo Educacional FMU

21/5/2010


Homenagem

Jurista Saulo Ramos recebe título de Doutor Honoris Causa no Complexo Educacional FMU

O ex-ministro da Justiça, jurista consagrado, poeta e escritor admirado, doutor Saulo Ramos, foi homenageado na última segunda-feira, 17/5, com o título de Doutor Honoris Causa no Complexo Educacional FMU.

A distinta homenagem foi iniciativa da reitora da Instituição, doutora Labibi Elias Alves da Silva, e do presidente do Complexo, professor Edevaldo Alves da Silva.

No início da cerimônia, a reitora descreveu o amigo, doutor Saulo Ramos. "Trata-se de um profissional de múltiplas facetas brilhantes, um exemplo a ser seguido por nossos jovens", exaltou. Na sequência, o presidente da OAB/SP, doutor Luiz Flávio Borges D’Urso, saudou o homenageado em nome dos 300 mil advogados de São Paulo. "É uma honra participar dessa solenidade em homenagem a quem serviu tão bem o nosso país. Faço isso em nome de toda a OAB/SP", disse.

O também ex-ministro da Justiça, doutor Márcio Thomaz Bastos, discorreu sobre sua amizade, respeito e admiração ao homenageado, "que faz da advocacia uma arte e não uma ciência". Thomaz Bastos parabenizou também o Complexo pela iniciativa.

Em nome da instituição, falou o ministro do STF, doutor Marco Aurélio Mello. Em discurso emocionante, o ministro falou sobre a extraordinária capacidade intelectual do doutor Saulo Ramos, que "não se limitou a testemunhar a história, mas ajudou a escrevê-la, participando ativamente da vida política da nação, em prol de resultados que assegurassem o desenvolvimento social".

Saulo Ramos, em agradecimento à homenagem, abriu seu discurso de forma bem-humorada. "Eu sempre achei que homenageados não devem falar", disse ele. "Todos aqui fizeram referências que muito me emocionaram e, por isso, eu reforço: o homenageado não deve falar". Mas Saulo falou. Ele agradeceu "seu irmão", o professor Edevaldo Alves da Silva, ao lado de quem começou sua trajetória profissional, e surpreendeu a todos com "Meu Credo", texto redigido especialmente para a data e entregue ao professor.

A cerimônia contou com a participação de inúmeras autoridades além das citadas acima, como a de Mauro Arce, secretário de Transportes do Estado de São Paulo; do vice-reitor do Complexo Educacional FMU, professor Arthur Sperandéo; do professor Paulo Hamilton, coordenador do curso de Direito; do professor Celso Fiorillo, coordenador do Mestrado em Direito; e do presidente do Instituto Metropolitano da Saúde (IMS-FMU), professor Arthur Roquete de Macedo.

Também estiveram presentes amigos e familiares do homenageado e alunos da Instituição que lotaram o Auditório da Casa Metropolitana do Direito. Foi o caso de Diego Bulyouszki Szoke, que cursa o 5º semestre de Direito. "Estou aqui inicialmente para prestigiar a FMU e, principalmente, para prestigiar o doutor Saulo Ramos", disse o jovem.

_______________

_____________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025