Migalhas Quentes

Lançamento da obra "A Guerra Fiscal do ICMS: uma análise crítica sobre as glosas de crédito"

No próximo dia 24/6, o advogado Klaus Eduardo Rodrigues Marques, da banca Brasil Salomão e Matthes Advocacia lança a obra "A Guerra Fiscal do ICMS: uma análise crítica sobre as glosas de crédito" . O evento acontecerá na matriz do escritório (av. Presidente Kennedy, 1.255 - Ribeirão Preto/SP), às 19h.

21/6/2010


Lançamento

Obra trata dos benefícios fiscais e financeiros que são concedidos pelos Estados e Distrito Federal

O advogado e mestre em Direito Tributário Klaus Eduardo Rodrigues Marques, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, lança o livro "A Guerra Fiscal do ICMS: uma análise crítica sobre as glosas de crédito" . O coquetel de lançamento será em Ribeirão Preto/SP, na matriz do escritório (av. Presidente Kennedy, 1.255 <_st13a_personname w:st="on" productid="em Ribeir?o Preto-SP">), às 19h.

<_st13a_personname w:st="on" productid="em Ribeir?o Preto-SP">Sobre a obra :

<_st13a_personname w:st="on" productid="em Ribeir?o Preto-SP">

O ICMS, imposto incidente sobre a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, é a principal fonte de receita dos Estados e do Distrito Federal.

Devido a importância econômica, o ICMS e seus contribuintes são objeto de disputa entre Estados, Distrito Federal e até mesmo a União. Esse assunto se tornou objeto de estudo do advogado do Escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, Klaus Eduardo Rodrigues Marques, mestre em direito tributário pela PUC/SP.

A obra trata dos benefícios fiscais e financeiros que são concedidos pelos Estados e Distrito Federal e visam atrair investidores e aumentar o desenvolvimento social e financeiro de suas regiões.

Segundo o advogado, essa busca por novas empresas e investimentos gera uma "guerra fiscal" que é prejudicial ao contribuinte e aos Estados envolvidos. "As desonerações tributárias figuram como as armas que as pessoas políticas competentes utilizam nessa verdadeira guerra por novos contribuintes, sob a justificativa de equilibrar as desigualdades sociais entre as diversas regiões do País".

O ponto central do livro está não só na análise da constitucionalidade dos benefícios que são concedidos individualmente pelos Estados, mas, também, na legalidade ou não da proibição de utilização integral dos créditos de ICMS, pelos Estados que se julgam prejudicados.

Sobre o autor :

Klaus Eduardo Rodrigues Marques é advogado do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia. Formado em Direito no ano de 2000 pela UNAERP. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET. Mestrando em Direito Tributário pela PUC/SP.

______________

______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024