Migalhas Quentes

Lançamento da obra "Estudos em Homenagem a José Eduardo Monteiro de Barros – Direito Tributário"

A MP Editora acaba de lançar o livro "Estudos em Homenagem a José Eduardo Monteiro de Barros – Direito Tributário", organizado por Antonio Augusto Silva Pereira de Carvalho e German Alejandro San Martín Fernández . A obra reúne 27 artigos com vários temas do Direito Tributário, incluindo um do próprio homenageado. Formado nas Arcadas do Largo São Francisco nos anos 60, Monteiro de Barros foi figura crucial para o estabelecimento de um dos mais respeitados escritórios brasileiros, o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e atuou por mais de uma década no Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo. Confira mais sobre a obra.

6/8/2010


Lançamento

Livro homenageia José Eduardo Monteiro de Barros

No próximo dia 11/8, a MP Editora lança o livro "Estudos em Homenagem a José Eduardo Monteiro de Barros – Direito Tributário", organizado por Antonio Augusto Silva Pereira de Carvalho e German Alejandro San Martín Fernández . A obra reúne 27 artigos com vários temas do Direito Tributário, incluindo um do próprio homenageado. Formado nas Arcadas do Largo São Francisco nos anos 60, Monteiro de Barros foi figura crucial para o estabelecimento de um dos mais respeitados escritórios brasileiros, o Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados e atuou por mais de uma década no Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo. O evento será no Bar de Arts, em São Paulo/SP, às 19h.

O livro aborda temas como processo administrativo tributário, aplicação do ICMS, sonegação e livre concorrência, reforma tributária, guerra fiscal, substituição tributária, entre outros. O artigo de abertura é do próprio Monteiro de Barros e enfoca a interpretação econômica em direito tributário. "Falar em Direito Tributário no Brasil redunda na evocação de Dr. José Eduardo Monteiro de Barros, cuja história se confunde com o amadurecimento do saber fiscal no país. Sua produção é referência para o estudo da matéria e seu brilhantismo, unânime entre juristas, advogados e juízes. Por isso, é uma grata satisfação a publicação deste título", afirmam os sócios fundadores do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados no prefácio da obra.

Já o presidente do TIT, José Paulo Neves, afirma na contracapa do volume que "teve a oportunidade de compartilhar com José Eduardo muitas sessões de julgamento, nas quais sua atuação destacava-se pela força da argumentação, serenidade, humildade e disposição para ouvir os que dele divergiam. A sua conduta nos julgamentos personificava a sua própria maneira de ser e de se relacionar com a vida e com as adversidades, revelando a sua natureza pacificadora mesmo nos momentos de muita tensão e conflito".

_____________








________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STJ aplica equidade e aumenta honorários de R$ 11 mil para R$ 150 mil

14/5/2024

STJ: Juiz pode anular sentença após 400 páginas de processo sumirem

14/5/2024

STJ absolve homem preso há 12 anos por estupros que não cometeu

14/5/2024

CNJ aprova quatro enunciados para recuperação judicial de empresas

14/5/2024

Moraes vota por invalidar quatro dispositivos da lei de improbidade

15/5/2024

Artigos Mais Lidos

Amil cancela unilateralmente planos de saúde de beneficiários: Como continuar tratamentos?

14/5/2024

PLP 68/24 agrava o inferno fiscal da reforma tributária

14/5/2024

As mensagens enviadas por WhatsApp após o horário de trabalho podem configurar horas extras?

15/5/2024

Advocacia, ética e litigância de má fé

14/5/2024

O que são precatórios, entenda

14/5/2024