Migalhas Quentes

OAB/SP lamenta continuidade da greve do Judiciário

A OAB/SP, que acompanhou o desenrolar da reunião que aconteceu ontem, 18/8, entre representantes dos serventuários da Justiça em greve e o TJ/SP, lamentou a decisão de continuidade do movimento paredista dos funcionários da Justiça, que marcaram nova assembléia para 25/8.

19/8/2010


Greve

OAB/SP lamenta continuidade da greve do Judiciário

A OAB/SP, que acompanhou o desenrolar da reunião que aconteceu ontem, 18/8, entre representantes dos serventuários da Justiça em greve e o TJ/SP, lamentou a decisão de continuidade do movimento paredista dos funcionários da Justiça, que marcaram nova assembleia para 25/8.

"São justos os pleitos dos serventuários, que há dois anos não têm reposição salarial; mas não a greve, que prejudica a advocacia e a cidadania. O próprio TJ/SP tem afirmado que considera justa a reivindicação, mas diz não tem recursos para assumi-la diante do corte em seu orçamento promovido pelo governo do Estado", diz o presidente em exercício da OAB/SP, Marcos da Costa.

Segundo Costa, a Ordem tem se manifestado continuamente na defesa da autonomia financeira do Poder Judiciário Paulista, que embora seja prevista constitucionalmente, não é implementada em São Paulo. "Se o TJ/SP tivesse autonomia financeira e orçamento aprovado sem cortes significativos, a greve provavelmente não teria ocorrido, já que o Tribunal disporia de recursos para fazer frente aos pleitos que ele próprio entende justos", comenta o presidente em exercício.

Na avaliação da OAB/SP, o governo paulista precisa liberar os recursos que suprimiu da proposta orçamentária do tribunal de Justiça, ao menos para a reposição inflacionária deste ano, de 4,75%, sendo que o pagamento dessa reposição precisaria contar com o compromisso dos serventuários de fim da greve.

"Para que no futuro essas situações não voltem a ocorrer, devemos cobrar dos candidatos a deputado e a governador compromisso de cumprirem a CF/88, respeitando a autonomia financeira do Poder Judiciário de São Paulo", lembra Costa.

___________
________

Leia mais

___________







___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025