Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Desconsideração da Personalidade Jurídica"

Veja quem são os ganhadores do livro "Desconsideração da Personalidade Jurídica".

26/11/2010


Sorteio de obra

Migalhas sorteia a obra coletiva "Desconsideração da Personalidade Jurídica" (Do Advogado – 190p.), organizada por Jader Marques e Maurício Faria.

"A Redejur — Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial — tem a satisfação de apresentar este livro sobre a Desconsideração da Personalidade Jurídica, destacando ser o resultado de um esforço conjunto daqueles que acreditaram na possibilidade de desenvolvimento de um trabalho sério em torno deste que é um dos temas mais palpitantes da atualidade, no Brasil e no exterior.

A escolha da temática justifica-se pela sua importância e pelas consequências da aplicação da disregard doctrine nos diversos âmbitos relacionados ao direito da empresa.

Assim foi que, escolhido o objeto da pesquisa, os escritórios associados à Redejur aceitaram o desafio,e dedicaram-se à elaboração dos quatorze artigos jurídicos adiante expostos. Cada autor, por certo, abordou o tema a partir da sua experiência acadêmica e profissional. O resultado, como pode ser adiante observado, foi a reunião de excelentes artigos, dotados do devido rigor científico e sem perder de vista as questões eminentemente práticas, além do atualizado posicionamento dos Tribunais.

A obra inicia com uma interessante abordagem de Direito Penal feita pela Dra. Bruna Lima a respeito da possibilidade ou não de aplicação da teoria na questão da multa decorrente de condenações por crimes ambientais.

Em seguida, o Dr. Cesar Luiz Pasold Júnior destaca com propriedade a problemática da responsabilização do sócio retirante, sob o enfoque da insegurança gerada pela aplicação da desconsideração da personalidade jurídica.

O Dr. Eduardo Bastos de Barros, por seu turno, formula percuciente crítica quanto à aplicação da teoria na Justiça do Trabalho, temática também enfrentada no excelente artigo apresentado pelo Dr. Flávio Rossignolo Londero.

Numa abordagem bastante rica, o Dr. Gustavo Guimarães Henrique desafia a questão da desconsideração inversa da personalidade jurídica, o que permite miar que a obra atravessou até mesmo os pontos mais espinhosos da questão.

No campo do Direito Tributário, a temática foi tratada, primeiramente, no excelente artigo apresentado pelo Dr. Hamilton Lúcio Oliveira Filho.

Cumprindo o objetivo de alcançar a maior abrangência possível no trato do tema, a análise da desconsideração da personalidade jurídica em relação aos membros de conselhos fiscais de sociedades anônimas não escapou do olhar atento e crítico do Dr. João Celestino Corrêa da Costa Neto.

O Dr. Jose Rubem Angelo, da sua parte, coloca toda sua experiência e sensibilidade no trato da matéria perante o Direito do Trabalho.

Outro importante artigo vem assinado pelo Dr. José Silva Sobral Neto, relativo à responsabilidade tributária dos administradores da pessoa jurídica, num enfoque crítico sobre a interpretação do art. 135, III, do Código Tributário Nacional.

Num sentido um pouco diferente, o experiente e autorizado Dr. Rogério Pires da Silva também aborda a questão da responsabilidade tributária dos sócios e administradores de sociedades diante da teoria da desconsideração da personalidade jurídica.

O organizador, Dr. Maurício Faria, destaca com autoridade a questão dos abusos na aplicação da teoria, com ênfase na análise dos casos críticos em que é admitida a desconsideração.

No plano do Direito Processual, o Dr. Paulo Soares de Morais trabalha de maneira inteligente a complexa questão do ônus da prova na aplicação da desconsideração da personalidade jurídica.

Como foi antes referido, o tema não é importante apenas para o direito brasileiro. Com efeito, já que os associados internacionais da Redejur também aceitaram o desafio, a obra conta com uma abordagem do assunto perante o Direito Português, no excelente artigo do Dr. Ricardo Grilo, assim como no âmbito do Reino Unido, no também excelente texto da Dra. Isabella Cannell.

A temática da desconsideração da personalidade jurídica é relevante e atual. Foi tratada por uma plêiade de advogados especialistas da mais alta qualidade, brasileiros e estrangeiros. O resultado não poderia ser outro: uma obra completa que não pode faltar em uma boa biblioteca jurídica." Os organizadores

_______________

 Ganhadores :

Hiran Mendes Castro Filho, de Salinas/MG

Karine Pereira, advogada da CEMAR, de São Luis/MA

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024