Migalhas Quentes

TJ/PI - Central de Apoio às Secretarias otimiza funcionamento de comarcas

Criada através do Provimento 39/2009 da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí, a Central de Apoio às Secretarias, CEAS, vem obtendo êxito no auxílio à dinamização dos trabalhos nas comarcas do Estado.

19/1/2011


Apoio

TJ/PI - Central de Apoio às Secretarias otimiza funcionamento de comarcas

Criada através do Provimento 39/2009 da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí, a Central de Apoio às Secretarias, CEAS, vem obtendo êxito no auxílio à dinamização dos trabalhos nas comarcas do Estado.

Dez servidores da estrutura do Judiciário, sob a coordenação de um analista judicial e a supervisão dos juízes de Direito Max Paulo Soares de Alcântara e Sérgio Luís Carvalho Fortes, percorrem o Piauí em uma van adquirida pelo TJ/PI. Nos Fóruns, a equipe reorganiza o espaço físico e implanta novas rotinas de trabalho. Desde o início do 2º semestre de 2010, quinze Comarcas mais a 4ª vara de Família da Capital já foram alvos das ações da CEAS. Hoje os funcionários desses locais trabalham com mais eficiência e o jurisdicionado é melhor atendido”, pontua o Coordenador José Maria do Bonfim.

Trabalhando em sintonia com os Juízes das Comarcas, a equipe da CEAS faz primeiro um diagnóstico da situação em que o Fórum local se encontra. A partir daí, é traçado um plano de ação que começa com a divisão da equipe em grupos de trabalho. Um reorganiza o espaço físico, outro faz o cadastramento dos Processos no sistema Themis e implanta uma nova forma de tramitação. Sai a classificação por tipo de ação ou número de ordem e entram os escaninhos específicos. Com eles é possível a identificação nominal da fase em que o feito se encontra, para a tramitação em bloco. "É muito mais ágil, pois a criação de mecanismos de impulso oficial aos autos dá continuidade à produção, independente do requerimento das partes ou de seus procuradores", acrescenta Bonfim.

No decorrer do trabalho as novas práticas são repassadas aos servidores das Unidades Administrativas locais. Eles aprendem os Atos Ordinatórios mais utilizados, além do correto gerenciamento das rotinas ensinadas. Os resultados são acompanhados com periodicamente, a partir da CEAS, na Corregedoria Geral de Justiça, que faz ainda o esclarecimento de eventuais dúvidas que possam surgir com a aplicação das metodologias implantadas.

Dependendo do tamanho e da estrutura da Comarca o trabalho pode levar até uma semana. Além da 4ª Vara de Família de Teresina, desde julho de 2010 já foram beneficiadas pelas ações da Central de Apoio às Secretarias, as Comarcas de Barro Duro, Monsenhor Gil, Joaquim Pires, Nossa Senhora dos Remédios, Luzilândia, Cocal, Buriti do Lopes, Conceição do Canindé, Campinas do Piauí, Landri Sales, Marcos Parente, Jerumenha, Valença, Inhuma, Amarante e Itainópolis. O calendário de visitas de 2011 ainda está sendo organizado, mas Corrente, no extremo sul do Piauí já foi definida como a primeira Comarca a receber a equipe da CEAS.

________________
_________

Fonte : TJ/PI

_________
________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025