Migalhas Quentes

Cláudio Lopes, do MP/RJ, participou de troca de comando da Força de Pacificação dos Complexos da Penha e do Alemão

O procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, participou, na última sexta-feira, 18/2, da cerimônia de passagem do comando da Força de Pacificação dos Complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio. O general Cesar Leme Justo assumiu o cargo antes ocupado pelo general Fernando Sardenberg. Militares da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada substituirão os cerca de 1,7 mil soldados da Brigada de Paraquedistas.

21/2/2011


Cerimônia

Cláudio Lopes, do MP/RJ, participou de troca de comando da Força de Pacificação dos Complexos da Penha e do Alemão

O procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, participou, na última sexta-feira, 18, da cerimônia de passagem do comando da Força de Pacificação dos Complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio. O general Cesar Leme Justo assumiu o cargo antes ocupado pelo general Fernando Sardenberg. Militares da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada substituirão os cerca de 1,7 mil soldados da Brigada de Paraquedistas.

A cerimônia foi realizada na antiga Fábrica da Coca-Cola, na Rua Itaoca, espaço hoje ocupado pelas instalações do Exército e que se tornou a Base Operacional da Força de Pacificação. O apoio militar no processo de pacificação das comunidades ocorre desde dezembro de 2010, quando o governo do Estado, o Ministério da Defesa e o Exército formalizaram parceria de organização e emprego da força-tarefa – evento que, na época, também contou com a presença do PGJ.

"O arcabouço jurídico formalizado neste acordo facilita a ação dos Promotores de Justiça em defesa da comunidade e das medidas necessárias para a preservação da ordem pública. A presença do Ministério Público nesta troca de comando representa o apoio da Instituição às ações que vêm garantindo tranquilidade à comunidade", afirmou Lopes.

Já para o governador Sérgio Cabral, a pacificação é prova de uma parceria entre os Governos que deu certo. "As comunidades do Alemão e da Penha viviam em degradação há décadas. Os moradores do Alemão vivem em paz hoje. Ordem pública e direitos humanos convivem lado a lado", disse.

O comandante do Comando Militar do Leste (CML), general Adriano Pereira Júnior, também atribuiu o sucesso da operação à parceria entre as diversas instituições e a sociedade: "Tenho recebido apoio das autoridades estaduais, do Judiciário, do MP e da população. Assumimos o desafio de recuperar a credibilidade do Estado perante os moradores, agindo com educação e seriedade", garantiu.

Também participaram da cerimônia o vice-governador Luiz Fernando Pezão; o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame; o comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sergio Duarte; a nova Chefe da Polícia Civil, Martha Rocha; o general José Alberto da Costa Abreu, representando o Ministro da Defesa, Nelson Jobim; o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Antônio José Azevedo Pinto; e o Conselheiro Paulo Tamburini, do CNJ.

________________
_________

Fonte : MP/RJ

_________
________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Homem tem justa causa mantida por maus-tratos a animais em frigorífico

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024