Migalhas Quentes

TJ/PE realiza "I Semana de Saúde Mental"

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o TJ/PE promoveu no dia 7/4, a I Semana de Saúde Mental. Uma série de atividades foi realizada no hall monumental do Fórum Rodolfo Aureliano para alertar os servidores sobre os sintomas relacionados ao estresse, à ansiedade e à depressão. De acordo com a SGP - Secretaria de Gestão de Pessoas, os problemas relacionados à esfera mental são a primeira causa de absenteísmo no Tribunal.

11/4/2011


Atividades

TJ/PE realiza "I Semana de Saúde Mental"

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o TJ/PE promoveu, no dia 7/4, a I Semana de Saúde Mental. Uma série de atividades foi realizada no hall monumental do Fórum Rodolfo Aureliano para alertar os servidores sobre os sintomas relacionados ao estresse, à ansiedade e à depressão. De acordo com a SGP - Secretaria de Gestão de Pessoas, os problemas relacionados à esfera mental são a primeira causa de absenteísmo no Tribunal.

"Precisamos orientar os servidores sobre os fatores que geram o estresse e como gerenciá-los. A falta de informação e o preconceito muitas vezes impossibilitam a compreensão e o tratamento desse grave problema", afirmou a gestora do projeto de monitoramento de risco do programa Saúde Legal do TJ/PE, a médica Karla Danielle Xavier do Bonfim. E para esclarecer as dúvidas sobre o tema, um circuito de atividades composto por três stands foi organizado em parceria com a cooperativa de saúde Unimed Recife.

O primeiro espaço exibia um vídeo produzido pela SGP sobre a prevenção e o controle do estresse, da ansiedade e da depressão. "A grande questão é administrar o estresse. Acredito que precisamos descobrir nosso modo de descarregar as tensões do dia-a-dia. Esse encontro proporcionou um bom debate sobre nossos limites, e nossa capacidade de gerenciar as situações adversas", declarou a servidora Iana Martins Araújo, da vara de Execuções de Penas Alternativas.

Logo após a exibição do vídeo informativo, a equipe de psiquiatria do Tribunal recebeu os servidores para uma conversa informal sobre o perigo e os mitos do estresse. "Esta é uma iniciativa excelente do Poder Judiciário pernambucano. Precisamos nos aproximar mais dos servidores para buscar informações para auxiliar na prevenção dos sintomas do estresse", comentou a psiquiatra do TJ/PE, Marta Victor.

O último stand oferecia aos participantes oficinas de alongamento, reflexologia, relaxamento e massagem. Estas atividades fazem parte do projeto de gerenciamento de estresse, do programa Saúde Legal.

________________
_________

Fonte: TJ/PE

Foto: Luciano Costa

_________
________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

STF discute critérios para MP conduzir investigações criminais

25/4/2024

Ministro Zanin suspende desoneração da folha de empresas e municípios

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024