Migalhas Quentes

TJ/DF alerta sobre golpe com uso de nome de varas Cíveis

Por meio de alerta, o TJ/DF informa que não realiza ligações telefônicas para solicitar qualquer espécie de depósito bancário ou pagamento.

24/6/2011


Atenção !

TJ/DF alerta sobre golpe com uso de nome de varas Cíveis

Por meio de alerta, o TJ/DF informa que não realiza ligações telefônicas para solicitar qualquer espécie de depósito bancário ou pagamento :

"Exortamos a população para que fique atenta a ligações telefônicas ou comunicações diversas de pessoas que se identificam como servidores públicos, solicitando depósitos bancários ou pagamento, sob pena de realização de protestos, bloqueio de contas ou outros atos privativos do Poder Judiciário e de seus Delegatários. Estes contatos são indício da prática de crime de estelionato.

A ação criminosa compreende contato telefônico e informação de um número para confirmação da dívida, sob pena de bloqueio de contas pelo uso do Bacenjud ou de protesto de título. Na maioria dos casos, o alvo tem sido pessoas jurídicas, em especial prefeituras.

Atos dessa natureza devem ser desconsiderados pela população, uma vez que o Poder Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios somente atua mediante a edição de atos oficiais realizados por seus agentes e servidores regularmente investidos na função pública, em plena observância a legalidade estrita.

Assim, orientamos os cidadãos, prefeituras, empresas e instituições de todo o país que busquem o maior número de informações sobre cobranças suspeitas em nome do TJ/DF.

Na eventualidade de ter sido realizado algum depósito em circunstância que se amolde à prática aqui mencionada, este Tribunal orienta seja acionada a autoridade policial ou Ministério Público."

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025