Migalhas Quentes

Conselho da OAB/SP presta homenagem ao ministro Antonio Carlos Ferreira

O ministro Antonio Carlos Ferreira, do STJ, foi homenageado nesta segunda-feira, 29/8, na reunião do Conselho Seccional da OAB/SP. Ferreira foi escolhido em abril pela presidente Dilma Rousseff para ocupar uma vaga na corte superior pelo quinto constitucional, representando a classe dos advogados.

31/8/2011

Homenagem

Conselho da OAB/SP presta homenagem ao ministro Antonio Carlos Ferreira

O ministro Antonio Carlos Ferreira, do STJ, foi homenageado nesta segunda-feira, 29/8, na reunião do Conselho Seccional da OAB/SP. Ferreira foi escolhido em abril pela presidente Dilma Rousseff para ocupar uma vaga na corte superior pelo quinto constitucional, representando a classe dos advogados.

"Trata-se de alguém que tem história na advocacia. Ocupou inclusive a chefia de departamento jurídico. Conhece a lida diária do que é ser advogado militante. E, com essa história, passa a dar sua contribuição julgando e, mais uma vez, reforçando a importância desse instituto democrático que é o quinto constitucional, mecanismo que aperfeiçoa os julgados das cortes superiores", disse o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.

Ferreira agradeceu o apoio da OAB/SP à sua candidatura ao STJ e ressaltou que integrar a Magistratura pelo quinto constitucional é uma honra e uma responsabilidade imensa. "É ser identificado como um advogado da Seccional de São Paulo, que concentra quase a metade dos advogados brasileiros, com um quadro de profissionais de reconhecida competência, é uma responsabilidade muito grande", disse Ferreira.

O ministro afirmou, ainda, que sua visita serviu para renovar, perante a OAB SP seu compromisso de pautar sua atuação pela dignidade, pela independência, pela defesa do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas dos advogados. Ferreira também afirmou que ainda busca um "equilíbrio" na nova função. "É difícil encontrar meu ponto de equilíbrio, não sou mais advogado, mas também não posso ser um juiz comum. Sou um advogado momentaneamente investido de judicatura, pois futuramente vou retornar à advocacia", afirmou o ministro Ferreira.

__________

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Marco legal dos seguros promove grande reforma no setor; advogada detalha impactos

5/12/2025

Para Moura Ribeiro, marco legal aproxima contratos de seguros da realidade

5/12/2025

FGV Direito Rio lança módulo sobre práticas sancionadoras do CADE

5/12/2025

Com Visual Law, Forluz eleva engajamento do regulamento em 90%

5/12/2025

Sindimoto-SP acusa Boulos de excluir entidade de negociações do setor

5/12/2025

Artigos Mais Lidos

Por que as empresas brasileiras estão revendo o home office e o que diz a CLT

5/12/2025

A imperatividade do fim da violência contra mulheres

5/12/2025

Concurso público: Aprovado sub judice tem direito à remuneração integral após exercer o cargo?

5/12/2025

Ausência de prazo específico para a adesão do contribuinte à CPRB

5/12/2025

Nota técnica - Tema 935/STF: Contribuição assistencial

5/12/2025