Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Da Tecnologia à Cultura - Ensaios e Estudos de Propriedade Intelectual"

Veja quem ganhou a obra "Da Tecnologia à Cultura - Ensaios e Estudos de Propriedade Intelectual" (Lumen Juris – 969p.), de Denis Borges Barbosa.

18/10/2011


Sorteio de obra

 

Reunindo 40 textos, estudos jurídicos e palestras, a obra "Da Tecnologia à Cultura - Ensaios e Estudos de Propriedade Intelectual" (Lumen Juris – 969p.), de Denis Borges Barbosa, aborda o tema Propriedade Intelectual e cultura.

 

Dezenove deles falam de marcas, trade dress e outros signos distintivos, trazendo bastante a contribuição ao nível da advocacia de uma linha de pesquisa que, no campo acadêmico, explorei na minha tese doutoral e no curso que venho dando na Academia do INPI e no PPED da UFRJ, de Semiologia da Propriedade Intelectual.

Onze deles tratam de aspectos bastante complexos e técnicos de patentes, inclusive e especialmente da questão de patentes de seleção que - ao contrário de alguns intérpretes - entendo tão importante para o desenvolvimento tecnológico brasileiro quanto suscetível de mau uso concorrencial. Abusum non tollet usum.

Os demais falam essencialmente de duas questões concorrentes: o influxo da cultura e do direito, tanto nas discussões do direito autoral que assolam o País, quanto nas noções de justiça e pragmática jurídica, numa perspectiva de Law & Literature; e as questões de internacionalização e inovação, que redemoinham o momento histórico. Acadêmica e profissionalmente, é no que anda a produção corrente nesses temas.

Sobre o autor :

 

Denis Borges Barbosa é bacharel e mestre em Direito Empresarial. Master of laws, doutor em Direito Internacional. Professor de Propriedade Intelectual da UFRJ e UFSC.

__________

 Ganhadora :

Alyne Sousa da Silva, do Bradesco, de Goiânia/GO

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025