Migalhas Quentes

OAB/SP em Manifestação contra Corrupção

O ato de repúdio será no dia 6/9

19/8/2005

 

OAB/SP em Manifestação contra Corrupção

 

 

A OAB/SP decidiu durante reunião do Conselho Seccional nesta segunda-feira (15/8), que irá participar da Manifestação Pública contra a Corrupção, proposta pela Força Sindical na reunião de trabalho do Movimento pela Legalidade, Contra o Arbítrio e a Corrupção, realizada no último dia 10/8 na sede da OAB/SP.

 

O ato de repúdio será no dia 6/9, sendo que cada segmento do Movimento deixará sua base com destino a um ponto único da cidade. “A Advocacia pretende tornar pública sua inquietação com a crise atual, uma vez que o momento é extremamente grave e o Poder Público não está conseguindo prestar os esclarecimentos reclamados pela sociedade. É necessário ir a fundo nas investigações, de forma serena, mas incisiva”, ressalta o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

 

O presidente lembra que a OAB historicamente vem se posicionando contra a corrupção endêmica no Brasil, tendo iniciado no ano passado a “Campanha Ética na Política”, para chamar atenção, novamente, da classe política e da população para o problema. “Neste momento, a sociedade brasileira está perplexa e indignada e diante de gravíssimas denúncias contra setores do Executivo e do Legislativo. Torna-se necessário investigar a fundo todas as situações que se tornaram objetos de denúncias”, diz D'Urso.

“O processo de impeachment é complexo, conforme prevê a Constituição Federal, podendo atingir um presidente, um vice e ministros. Possui natureza política e qualquer cidadão pode pedir a abertura de um processo de impeachment à Câmara Federal. A acusação nos crimes de responsabilidade terá de ser admitida por 2/3 dos deputados federais. Confirmadas as provas, a denúncia é encaminha ao Senado, ficando o presidente suspenso por 180 dias, prazo em que o julgamento deve ser concluído sob a presidência do presidente do STF”, explica D'Urso.

Também foi votada na reunião do Conselho que a Seccional Paulista vai oficiar ao Conselho Federal da OAB, para que convoque o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para prestar esclarecimentos à Nação numa audiência pública com entidades da sociedade civil e da imprensa.

 

 

Mais informações pelos telefones: (11) 3291-8179/8182

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025