Migalhas Quentes

OAB/SP busca convênios para criar portal anticorrupção eleitoral

A estimativa é que o portal já esteja ativo até o fim deste mês.

7/5/2012

A OAB/SP busca tratativas para firmar convênio entre a instituição e o TRE/SP para criação de portal anticorrupção eleitoral. O presidente da seccional, Luiz Flávio Borges D’Urso, reuniu-se com o presidente do Tribunal, o desembargador Alceu Penteado Navarro, para tratar do assunto. Navarro mostrou-se entusiasmado com a proposta. A estimativa é que, até o fim de maio, o portal já esteja ativo.

A proposta é que qualquer cidadão possa encaminhar denúncias online para a seccional paulista contra propaganda eleitoral irregular realizada no pleito municipal deste ano. De acordo com D’Urso, pretende-se que as denúncias sejam remetidas diretamente ao TRE/SP sob total sigilo. Ele afirma que aliar-se ao cidadão no intuito de fiscalizar os candidatos visando o interesse público é uma tradição da seccional paulista da Ordem.

De acordo com o presidente da Comissão de Organização do Movimento Ética na Política da OAB/SP, Alexandre Trancho, a concretização do portal anticorrupção tem dois momentos, o primeiro com o TRE paulista e o segundo com o MPE, para estabelecer igual convênio para outros tipos de ilícitos eleitorais, além da propaganda irregular.

A diretora-geral do TRE/SP, Jade Prometti, considera a proposta válida uma vez que o Tribunal eleitoral não tem olhos no estado inteiro e o cidadão pode contribuir para que sejam tomadas medidas contra todo tipo de abuso ao longo da campanha eleitoral.

Para Fábio de Salles Meirelles, coordenador da Comissão de Organização do Movimento Ética na Política, o portal é muito importante, porque o cidadão terá uma ferramenta simples, prática, funcional para a denúncia.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025