Migalhas Quentes

Ministério da Justiça cria manual de acesso a documentos da Comissão de Anistia

Após cadastro presencial ou via e-mail, só será permitido acesso ao acervo com lista prévia dos documentos de interesse.

22/5/2012

O Ministério da Justiça divulgou manual elaborado para facilitar acesso aos documentos que estejam sob custódia da Comissão de Anistia. O texto traz prazos e regras específicas para cadastro, solicitação e pesquisa do acervo.

Para manuseio da documentação, em qualquer suporte, deverão ser utilizadas luvas fornecidas pela Divisão de Arquivo. Não serão permitidas anotações ou rasuras nos originais e a reprodução dos documentos só poderá ser feita com autorização do setor específico e mediante custeio por parte do pesquisador.

O cadastro é presencial ou pode ser feito por e-mail, assim como o agendamento prévio. A visita deve ser marcada em até 30 dias e o interessado deve listar previamente os processos de interesse, que podem ser pesquisados na página da comissão no site do Ministério.

Veja a íntegra do manual.

Parceria

As Comissões da Verdade e de Anistia, subordinada ao Ministério da Justiça, irão realizar trabalhos integrados para troca de informações. De acordo com o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, o trabalho cooperado está previsto na lei 12.528/11, que inclui ainda a Comissão de Mortos.

Hoje, a Comissão de Anistia julga pedido do ex-marinheiro José Anselmo dos Santos, que ficou conhecido como Cabo Anselmo. Ele é suspeito de ter atuado como agente duplo, colaborando com o regime militar e também na resistência à ditadura. De acordo com o Ministério da Justiça, informações cedidas por ele teriam contribuido para a morte de mais de 200 opositores ao regime.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Membros da Comissão da Verdade são empossados

16/5/2012
Migalhas Quentes

Sancionada lei que cria a Comissão Nacional da Verdade

19/11/2011

Notícias Mais Lidas

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025