Migalhas Quentes

OAB/SP cria força-tarefa para analisar problemas da execução penal

Trabalho começa já na próxima semana.

16/6/2012

Após a divulgação do relatório final do CNJ sobre o mutirão carcerário de SP, divulgado na última quinta-feira, 14, o presidente em exercício da OAB/SP, Marcos da Costa, criou uma força-tarefa para analisar o relatório e propor medidas que contribuam para solucionar os problemas mais graves da execução penal no Estado.

A força-tarefa será composta pelas Comissões de Direitos Humanos, Cumprimento de Penas no Brasil, Monitoramento Eletrônico de Presos, Política Criminal e Penitenciária, segurança Pública e Audiência Judiciária. "Queremos somar forças com o CNJ, TJ/SP, MP, SAP e Fundap, trazendo o olhar e a experiência da advocacia", diz Costa. O trabalho começa a ser feito na próxima semana.

Realizado entre julho e dezembro de 2011, o mutirão carcerário analisou 76.098 processos de presos em regime fechado e visitou 160 unidades prisionais e delegacias com carceragens.

O diagnóstico foi apresentado pelo juiz Luciano André Losekann, coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ e um dos coordenadores do mutirão. Ele dividiu os problemas entre a esfera do Judiciário e do Executivo e entregou cópias para o presidente do TJ/SP, desembargador Ivan Sartori, para o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e para o presidente em exercício da OAB/SP, Marcos da Costa.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Segundo relatório do CNJ, 26 mil ações de réus presos em SP estão paradas

15/6/2012

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025