Migalhas Quentes

Lei antitruste é usada para impedir descredenciamento de clínica com a Unimed

Decisão é da Justiça de Vitória/ES.

2/7/2012

O juiz de Direito Robson Luiz Albanez, da 8ª vara Cível de Vitória/ES, impediu que uma clínica de oncologia da cidade fosse descredenciada pela Unimed. O magistrado acatou os argumentos dos advogados da clínica, que recorreram à lei antitruste para assegurar a manutenção da empresa no rol de credenciados da operadora de saúde.

Após ter inaugurado uma clínica própria para mesmo tipo de tratamento oferecido pela Neon — Núcleo Especializado em Oncologia, a Unimed notificou a clínica, credenciada desde 2002, informando-a da decisão de rescindir o contrato. A clínica, então, recorreu à Justiça para poder continuar atendendo aos pacientes da Unimed.

Em sua decisão, o juiz Robson Luiz Albanez destacou que o descredenciamento da clínica Neon configuraria dano irreparável "na medida em que rescindido o contrato, o autor perderá 45% de suas receita – o que inviabilizará sua atividade". O juiz ressaltou, ainda, que "não se pode acabar com uma relação contratual de mais de 10 anos sem obediência às exigências legais, e, mais, na contramão da cláusula geral de boa fé".

A Unimed não cumpriu a liminar e manteve o descredenciamento. Com isso, o juiz Robson Albanez, determinou na tarde da última quinta-feira, 28/6, que a operadora de saúde seja multada em R$ 35 mil para cada dia de descumprimento da decisão. Ele assinalou que ao descumprir a ordem anterior a Unimed "está discriminando injustificadamente os pacientes (...) impondo dificuldades ao já penoso tratamento oncológico".

"O consumidor tem direito a ter a opção de ser atendido em uma clínica que é referência na região", destaca o advogado José Del Chiaro, do escritório Advocacia José Del Chiaro, que representou a Neon na ação, juntamente com o escritório Carlos de Souza Advogados. "Essa exclusão limita a escolha dos consumidores e pode resultar em serviços de menor qualidade", completa Del Chiaro.

Veja a íntegra da petição inicial.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025