Migalhas Quentes

Advogado preso em Bangu é removido para prisão domiciliar

O ministro Lewandowskib concedeu liminar a partir de precedentes do STF.

27/5/2013

O ministro Lewandowski, do STF, concedeu liminar determinando que um advogado que estava preso preventivamente no RJ em Bangu 8, em cela individual, fosse removido imediatamente para prisão domiciliar, já que não existem Salas de Estado Maior no Rio de Janeiro.

A reclamação ao STF, arguindo afronta ao que decido na ADIn 1.127/DF que reconheceu constitucional a exigência prevista no Estatuto da OAB para que prisão provisória de advogado somente possa ocorrer em Sala de Estado Maior, foi formulada conjuntamente pelo Conselho Federal da OAB e OAB/RJ, provocadas por suas comissões de prerrogativas.

Lewandowski cita precedentes do STF em que se decidiu que sala de Estado Maior é diferente de celas "análogas a salas de Estado Maior", ainda que individuais, pois a primeira legal não prevê sequer grades. E seguindo a linha da jurisprudência do Pretório Excelso, caso não exista Sala de Estado Maior, a prisão deverá ser domiciliar.

Assinaram o pedido o presidente do Conselho Federal Marcus Vinícius Furtado Coelho, pela OAB/RJ a advogada Fernanda Lara Tórtima (presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/RJ) e Pedro Paulo Guerra de Medeiros, conselheiro Federal designado para atuar em nome das duas entidades.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025