Migalhas Quentes

Apresentada emenda ao PL que altera a organização judiciária de SP

Apresentada emenda ao PL 9/13 que altera a organização e divisão judiciária de SP.

20/6/2013

Foi enviado à ALESP uma minuta de emenda ao PL 9/13, de autoria do TJ/SP, que propõe a criação dos Departamentos de Execuções Criminais e Inquérito Policiais. A emenda foi elaborada pelo MP/SP, a Associação Paulista do MP, representante da Promotoria de Justiça das Execuções Criminais da capital, OAB/SP, a ADJ - Associação Juízes para a Democracia e a AASP.

O PL tramita em caráter de urgência. De acordo com o modelo proposto pelo TJ/SP serão criados os Departamentos de Execuções Criminais e de Inquérito Policiais, distribuídos em 10 regiões judiciárias de SP.

Os Departamentos de Execuções Criminais terão competência para conhecer e processar as execuções criminais. Aos Departamentos de Inquéritos Policiais serão distribuídos os inquéritos policiais oriundos das comarcas que compõem cada região judiciária. Os Departamentos serão compostos por juízes livremente designados pelo Conselho Superior da Magistratura.

Já a emenda encaminhada à Assembleia suprime a criação dos Departamentos de Inquéritos Policiais e propõe a criação de 30 varas regionais de Execuções Criminais, providas por concurso, de modo a preservar a garantia do juiz natural.

Dispõe, ainda, que os estabelecimentos prisionais sediados em cada região permaneçam vinculados às respectivas varas regionais, que terão competência para conhecer e processar as execuções criminais relacionadas aos presos neles recolhidos. Propõe, também, que às varas regionais serão distribuídos apenas processos de execuções criminais digitalizados e iniciados após a vigência da lei.

A justificativa para a proposta de emenda consiste na preservação do juiz natural, que seria violada mediante a livre designação de juízes por órgão de cúpula do TJ/SP São Paulo para a composição dos Departamentos que pretende criar.

 

Fonte: MP/SP

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Organizações divergem sobre a aprovação do PL 9/13

14/6/2013
Migalhas Quentes

Até agora, maioria do STF vota a favor da tramitação do PL sobre novos partidos

14/6/2013
Migalhas Quentes

Audiência pública vai debater projeto que pretende acabar com as varas de Execução Criminal

13/6/2013
Migalhas Quentes

Plenário do Senado vai votar direito de resposta

9/5/2013

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025