Migalhas Quentes

Senado aprova regras para direito de resposta na mídia

Segundo o projeto, o ofendido terá o direito de divulgação de resposta gratuita e proporcional à matéria ofensiva, com o mesmo destaque, publicidade, periodicidade e dimensão.

19/9/2013

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, 18, o PLS 141/11, de autoria do senador Roberto Requião, que disciplina o exercício do direito de resposta ou retificação do ofendido por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação. A proposta segue para a Câmara.

Segundo o projeto, o ofendido terá o direito de divulgação de resposta gratuita e proporcional à matéria ofensiva, com o mesmo destaque, publicidade, periodicidade e dimensão. Se ocorrer retratação espontânea do veículo, cessa o direito de resposta, mas permanece a possibilidade de ação de reparação por dano moral. A retratação espontânea também deve ser proporcional ao agravo e, caso o ofendido não se sinta atendido, poderá entrar com contestação na Justiça.

O direito de resposta deve ser requerido em até 60 dias, contados da data de cada divulgação da matéria, por meio de correspondência, com aviso de recebimento, encaminhada ao veículo de comunicação. No caso de publicação ou transmissão continuada da matéria ofensiva, o prazo será contado da data de início do agravo.

A retratação poderá ser requerida por representante legal do ofendido ou por seu parente, caso esteja fora do país ou tenha falecido depois do agravo. O veículo de comunicação tem sete dias para publicar ou divulgar a resposta ou retificação. Caso contrário, estará sujeito a ação judicial.

Nesse caso, o juiz, após receber o pedido de resposta ou retificação, terá 24 horas para mandar citar o responsável pelo meio de comunicação. Uma vez comprovada a ofensa, o juiz fixará data e condições para veiculação da resposta ou retificação, o que deverá ocorrer no prazo máximo de dez dias.

O senador Requião disse que apresentou o projeto para sanar vácuo jurídico aberto por decisão do STF ao considerar inconstitucional a lei de imprensa (lei 5.250/67).


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Conselho de Comunicação do Congresso é favorável ao PL de direito de resposta na mídia

6/8/2013
Migalhas Quentes

Blogueira e portal R7 são condenados a oferecer direito de resposta à atriz Susana Vieira

11/7/2013
Migalhas Quentes

Plenário do Senado vai votar direito de resposta

9/5/2013
Migalhas Quentes

Jornalista Luís Nassif tem direito de resposta referente a texto da Veja

24/2/2013
Migalhas de Peso

O projeto de lei nº 141, que dispõe sobre o direito de resposta

23/3/2012
Migalhas Quentes

CCJ do Senado aprova novas regras sobre direito de resposta na mídia

15/3/2012
Migalhas Quentes

Senado votará PL que disciplina direito de resposta a matérias jornalísticas

12/3/2012
Migalhas Quentes

Justiça paulista concede direito de resposta a ateus em programa Brasil Urgente, da Bandeirantes

20/6/2011
Migalhas Quentes

Justiça nega direito de resposta à Bancoop

16/2/2011
Migalhas de Peso

Direito comum de resposta: exercício por eficácia direta da Constituição Federal

10/8/2010

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025