Migalhas Quentes

ADIn contra PEC da Música terá rito abreviado

Emenda concedeu imunidade tributária a CDs e DVDs produzidos no Brasil que tenham obras de autores ou intérpretes brasileiros.

17/11/2013

O ministro STF Teori Zavascki determinou a adoção do rito abreviado na tramitação da ADIn 5.058, que questiona a validade da EC 75/13, conhecida como PEC da Música, que concedeu imunidade tributária a CDs e DVDs produzidos no Brasil que tenham obras de autores ou intérpretes brasileiros.

Segundo o governo do Amazonas, autor da ação, a emenda viola os artigos 40 e 92 do ADCT, que garantem diferenciação tributária a produtos fabricados na Zona Franca de Manaus até 2023. O governador alega que a Zona Franca, criada para estimular o crescimento econômico regional, poderá sofrer prejuízos que, na prática, representarão uma desestabilização do modelo destinado à redução de desigualdades sociais e regionais.

O ministro Zavascki entendeu que, diante da relevância da matéria constitucional suscitada e do especial significado para a ordem social e à segurança jurídica, é adequada a adoção do rito abreviado, previsto no artigo 12 da lei 9.868/99, que permite a apreciação imediata da ação diretamente pelo plenário, sem a necessidade de exame prévio do pedido de liminar pelo relator.

No despacho, o relator deu prazo de 10 dias para a prestação de informações. Em seguida, os autos serão remetidos, sucessivamente, ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República, para que se manifestem no prazo de cinco dias.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

EC concede imunidade tributária a CDs e DVDs de autores brasileiros

16/10/2013
Migalhas Quentes

Plenário do Senado aprova PEC da música

25/9/2013

Notícias Mais Lidas

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025