Migalhas Quentes

Nalini quer captar recursos internacionais e implantar home office no TJ/SP

Eleito nesta quarta-feira, 4, como presidente do TJ/SP para o biênio 2014/15, o desembargador José Renato Nalini pretende modernizar a Justiça de SP.

5/12/2013

Eleito nesta quarta-feira, 4, como presidente do TJ/SP para o biênio 2014/15, o desembargador José Renato Nalini pretende modernizar a Justiça de SP.

Atual corregedor-Geral de Justiça da gestão de Ivan Sartori, Nalini foi eleito com 238 votos. Em entrevista concedida logo após o anúncio do resultado do pleito, o desembargador falou sobre as prioridades e propostas de sua gestão. Pregando a conciliação da experiência e da tradição com a ousadia e a criatividade, Nalini afirmou, logo após o resultado do pleito, que "a Justiça de SP precisa acertar o passo com a modernidade".

Recursos

Para combater o que chamou de "crônica de insuficiência de recursos materiais", José Renato Nalini propõe a captação de recursos internacionais para o aprimoramento do judiciário de SP. Segundo o novo presidente do TJ, instituições como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento poderiam prover o Tribunal dos recursos necessários para melhorar a estrutura do judiciário do Estado, otimizar o processo eletrônico, entre outros.

"A Justiça de SP é gigantesca, a maior do mundo, não só do Brasil. Embora tenhamos um orçamento superior a 17 Estados da Federação brasileira, ele é insuficiente para as nossas necessidades. Temos que buscar recursos", afirmou.

Citando o Custo Brasil, Nalini demonstrou preocupação com a parcela de responsabilidade do Judiciário para o próprio desenvolvimento do país: "O Custo Brasil tem uma percentagem razoável do trabalho da Justiça, considerando principalmente a duração do processo".

Trabalho remoto

Quanto ao relacionamento com os servidores do TJ/SP, José Renato Nalini pretende direcionar o próximo biênio para uma gestão participativa. "Eu sonho muito em fazer uma justiça bem eficiente e que todos aqui do tribunal, nas 347 comarcas, trabalhem satisfeitos, com orgulho", disse.

O novo presidente assinalou com a possibilidade de implantação de trabalho em esquema de home office: "Eu penso, por exemplo, se possível, fazer flexibilização de horário, em lugar de fazer com que 50 mil pessoas ingressem no mesmo horário. Que as pessoas possam trabalhar às vezes em home office. O que nos interessa é a produtividade. Imagine em SP, com o tempo que as pessoas perdem no trânsito, se fosse possível usar esse tempo para lidar com mais processos?".

Segundo ele, dar conta do excesso de processos da Justiça de SP deve ser prioridade. "Temos que liberar o Judiciário das 12 milhões de execuções fiscais que correm no Estado. Nós não estamos aqui para cobrar dívida do Estado", asseverou.

Cúpula

O biênio de 2014/15 do TJ/SP será dirigido, além de Nalini, pelo desembargador Eros Piceli, eleito para a vice-presidência, e o desembargador Hamilton Elliot Akel, novo corregedor-Geral de Justiça.

Em entrevista logo após a eleição, o novo corregedor, comentando a duração do processo, afirmou que é preciso que a prestação jurisdicional seja muito bem fundamentada, bem pensada, pois "não existe nada que doa mais em uma pessoa do que a injustiça". Segundo ele, o fato do TJ/SP responder por cerca de metade de todo o movimento processual do país pressupõe que o tribunal bandeirante tenha um tratamento diferenciado se comparado com outros Estados.

Para a presidência das seções foram eleitos:

- Direito Público - Ricardo Mair Anafe

- Direito Privado - Arthur Marques da Silva Filho

- Direito Criminal - Geraldo Francisco Pinheiro Franco

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

José Renato Nalini é o novo presidente do TJ/SP

4/12/2013
Migalhas Quentes

TJ/SP elege seu novo presidente

4/12/2013
Migalhas Quentes

Ivan Sartori não poderá tentar reeleição no comando do TJ/SP

13/11/2013
Migalhas Quentes

Desembargador propõe ação cautelar contra reeleição no TJ/SP

12/11/2013
Migalhas Quentes

CCJ da Câmara aprova PEC que muda forma de eleição para presidentes dos TJs

19/10/2013
Migalhas Quentes

Processo eleitoral no TJ/SP continua suspenso

11/9/2013
Migalhas Quentes

CNJ suspende processo eleitoral no TJ/SP

5/9/2013
Migalhas Quentes

TJ/SP decide que todos os desembargadores podem concorrer à eleição da Corte

7/8/2013
Migalhas Quentes

Magistrados opinam sobre reeleição de Ivan Sartori

25/6/2013

Notícias Mais Lidas

STF: Só é cabível ação se nomeação fora das vagas ocorrer no prazo do concurso

2/5/2024

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida por ele; advogado encontra e cobra

2/5/2024

Apesar de profissão estressante, só 14% dos advogados fazem terapia

2/5/2024

STF fixa tese e delimita a condução de investigações penais pelo MP

2/5/2024

Advogado que cobra R$ 51 mi de Pablo Marçal deve provar que é pobre para ter justiça gratuita

3/5/2024

Artigos Mais Lidos

Cuidado com os embargos de declaração, pois pode não haver segunda chance!

2/5/2024

Origem do terreno de marinha e a perda da finalidade

2/5/2024

Isenção do IR pra quem superou câncer: Entenda seus direitos

2/5/2024

O que a regra que bane cláusula de não concorrência com trabalhadores nos EUA pode sinalizar para as empresas no Brasil

3/5/2024

Quando o cliente paga mal, você paga mais: O custo oculto da tolerância financeira na advocacia

3/5/2024