Migalhas Quentes

Especialista dá dicas para compras no e-commerce

Coriolano Almeida Camargo, presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, dá dicas de como se proteger nas compras de final de ano.

21/12/2013

Com a proximidade do Natal, a saída para muitas pessoas é recorrer ao e-commerce oferece. Mas, justamente, pela data comemorativa e pelo aumento nas vendas, os consumidores devem redobrar sua atenção. Entre várias armadilhas de se utilizar o comércio eletrônico, uma dessas desvantagens é que sempre tendem a aumentar nesta época do ano.

Segundo o advogado Coriolano Almeida Camargo, presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, é muito importante que o lojista forneça endereço físico, telefone e e-mail para contato. Ele também deve disponibilizar e cumprir os procedimentos para devolução, prazo de entrega, política de privacidade acerca dos dados disponibilizados pelos usuários e formas de pagamento, fornecendo sempre a nota fiscal e respeitando as determinações do CDC.

"Na hora do pagamento o consumidor precisa fornecer informações pessoais, como endereço e número de cartão de crédito. Faça compras apenas em sites com siglas 'HTTPS' em seu endereço e que possuam um cadeado, para que todo o processo seja feito com segurança, e evite fazer as compras em computadores públicos", explica o especialista.

"É importante que o internauta sempre mantenha seu navegador e antivírus atualizados. Além disso, muito cuidado ao abrir emails, sobretudo àqueles que tenham arquivos anexos. Cuidado também com preços muito abaixo da média, além de rigorosa atenção com as informações que aparecem no site sobre seu cadastro podem lhe garantir uma compra mais segura e confiável", completa Coriolano.

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Veja o que muda nas notas fiscais com a reforma tributária em 2026

4/12/2025

Advogada aponta inconstitucionalidade em restrição a atestados médicos

4/12/2025

CCJ do Senado aprova novas regras para testamento de emergência

4/12/2025

Justiça alonga dívidas rurais e mantém imóveis como impenhoráveis

4/12/2025

Justiça anula contrato de multipropriedade por atraso e manda devolver valores

4/12/2025

Artigos Mais Lidos

Litigância abusiva em família: O processo como arma de guerra

4/12/2025

Nova lei da prisão preventiva: Análise inicial

4/12/2025

O que é recuperação extrajudicial e por que ela pode salvar sua empresa sem exposição

4/12/2025

Como o streaming reescreveu o CDC sem perguntar ao consumidor

4/12/2025

Crimes digitais e responsabilidade penal na criptoeconomia brasileira

4/12/2025