Migalhas Quentes

120 anos de Victor Brecheret

Neste sábado um dos maiores referenciais do movimento modernista no Brasil completaria 120 anos.

22/2/2014

Neste sábado, 22, um dos maiores referenciais do movimento modernista no Brasil completaria 120 anos. Ítalo-brasileiro, Victor Brecheret é o criador de um dos memoráveis cartões-postais da capital paulista, o "Monumento às Bandeiras", além de inúmeras outras obras consagradas, como "Monumento a Caxias", "Fauno" e "Depois do Banho".

Precoce, Brecheret interessou-se pelas artes ainda na adolescência e iniciou sua formação artística em 1912, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, onde teve contato com desenho, modelagem e entalhe em madeira. No ano seguinte, desejoso de expandir as fontes de aprendizado e aperfeiçoar suas técnicas, viajou a Roma, onde permaneceu até 1919.

Durante esta fase, tornou-se discípulo do escultor italiano Arturo Dazzi e trabalhou seu domínio na arte de esculpir : o amassar do barro, a leitura de formas em gesso, o estado da pedra e do mármore e um rigoroso estudo sobre a anatomia humana e animal. Na Europa vivenciou momentos vanguardistas do início do século XX e passou por "art déco" e "art noveau", mas manteve um estilo próprio contextualizando sua obra na linguagem contemporânea.

O período que abrangeu as décadas de 40 e 50 pode ser denominado "período brasileiro" quando o artista, fortemente impressionado com a cultura indígena do seu país, passou a retratar suas figuras e costumes por meio das suas terracotas.

Profissional e de postura rígida com relação a prazos e pagamentos, à época Brecheret teria discutido com o prefeito Prestes Maia quando o gestor foi ao barracão no Ibirapuera onde o artista trabalhava. Havia muitos empecilhos para que os pagamentos fossem realizados parafinalizar o Monumento às Bandeiras e, por fim, Brecheret acabou expulsando-o do local.

Em outra oportunidade, o artista estava em seu ateliê no Palácio das Indústrias quando recebeu a visita de Monteiro Lobato. Irritado porque o escritor paulista teria colocado um chapéu sobre uma de suas obras, Brecheret também mandou-o embora.

Devido ao seu engajamento e ideias, Brecheret viveu à frente de sua época. E isso refletia em suas produções, sempre atemporais e arrojadas. Por meio das formas, texturas e volumes, transformava materiais brutos em preciosos, lapidados por suas mãos e mente habilidosas.

Sua arte influenciou na ruptura dos padrões artísticos impostos pela sociedade tradicional, com elevado grau estético e de grande importância no contexto do processo histórico-cultural do País. Apesar disso, ele nunca deixou de ser um escultor de formação clássica e um pioneiro até sua morte, em 1955, tendo consolidando-se como um dos mais renomados artistas dos cenários brasileiro e internacional.

Na próxima segunda, dia 24, às 19h30, haverá uma sessão em homenagem aos 120 anos de Victor Brecheret na Câmara dos vereadores. A solenidade será conduzida pelo vereador Coronel Telhada e contará com a presença de Sandra Brecheret Pellegrini, filha do escultor.

"Monumento às Bandeiras"

"Depois do Banho"

"Fauno"

"Monumento a Caxias"

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

"Monumento às Bandeiras" faz 61 anos e comemora aniversário junto com SP

25/1/2014
Migalhas Quentes

Filha de Victor Brecheret doa obra do artista brasileiro à França

29/12/2010
Migalhas Quentes

Estátua em homenagem ao Duque de Caxias, patrono do Exército brasileiro, completa 50 anos

25/8/2010

Notícias Mais Lidas

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Mattos Filho assessora Appia em acordo estratégico com a Ultra

2/12/2025

Projeto social não devolverá repasse estatal por suposta destinação indevida

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025