Migalhas Quentes

Instituição de ensino indenizará aluno por cancelamento de curso

Decisão é do juízo da 4ª vara Cível de Campo Grande/MS.

12/4/2014

A juíza de Direito Vânia de Paula Arantes, da 4ª vara Cível de Campo Grande/MS, condenou uma instituição de ensino superior a pagar indenização de R$ 15 mil por danos morais por ter cancelado curso em que ele estava matriculado. Além disso, a instituição terá que devolver mais de R$ 3 mil referente às despesas gastas com matrícula e mensalidades.

O autor ajuizou ação alegando ter se matriculado no curso de Segurança do Trabalho, cujo panfleto publicitário informava ter duração de dois anos e meio. No entanto, após o início das aulas, os alunos foram surpreendidos com a notícia de que o curso seria estendido para três anos, inclusive com o pagamento de mensalidades.

Um ano depois, a instituição informou o fechamento da turma, sob alegação de que não haveria número suficiente de alunos para sua manutenção. Como forma de compensação, a ré propôs um desconto em outro curso, por não haver nenhuma turma de Segurança do Trabalho em andamento.

Informa ainda que o curso superior de menor duração era oferecido unicamente pela ré, sendo impossibilitado de procurar outra instituição de ensino, o que deixou todos os alunos inconformados. Aduz que a ré não apresentou nenhuma alternativa aos estudantes que discordaram da proposta, bem como não devolveu os valores pagos referentes a matrículas e mensalidades.

Em sua defesa, a instituição argumentou que agiu no exercício regular do direito e que não houve danos morais, muito menos materiais, uma vez que cumpriu com o contrato firmado com o autor.

Ao analisar a ação, a juíza verificou que "quem se inscreve num determinado curso tem por finalidade atingir sua conclusão, de modo que, a toda evidência, o encerramento abrupto, sem o assentimento do acadêmico, enseja dano moral passível de ser indenizado".

Para a magistrada, ainda que exista lei que autorize a extinção e criação de cursos pelas universidades, a eventual possibilidade de extinção de curso, antes de sua conclusão, “não exime a responsabilidade da prestadora de serviço em responder pelos danos causados aos acadêmicos que confiaram em sua sequência e no seu encerramento”. Condenou, então, a instituição ao pagamento dos danos morais.

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024