Migalhas Quentes

Ministra Maria Elizabeth será a primeira mulher a presidir STM

A ministra foi a primeira mulher a integrar a corte.

2/6/2014

No dia 16/6, a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha tomará posse como presidente do STM. Nos 206 anos do Tribunal, esta é a primeira vez que uma mulher estará à frente da Casa.

A escolha da ministra foi confirmada em 28/5. Maria Elizabeth vai completar o mandato referente ao biênio 2013/2015, em razão da aposentadoria do atual presidente, o general-de-exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, conforme estipulado no art. 5º do Regimento Interno do STM.

Na mesma Sessão, foi confirmado no cargo de vice-presidente o ministro Fernando Sérgio Galvão.

História

Natural de MG, doutora em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG, Maria Elizabeth é professora de Direito Constitucional Comparado e de Direito Constitucional Comunitário e da Integração.

No STM, foi a primeira mulher a integrar a Corte. Além disso, a ministra é presidente da Comissão de Direito Penal Militar, que atualmente promove atualização dos dispositivos daquela legislação específica, buscando modernizar os códigos que são do ano de 1969.

Antes de ocupar o cargo de magistrada no STM, a ministra integrou o corpo de procuradores federais, atuando, em diferentes períodos, junto ao Congresso Nacional, ao TSE e à subchefia para assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025