Migalhas Quentes

CNMP aprova proposta que regulamenta redistribuição de processos a conselheiro

Nos casos de processos com julgamento iniciado, o conselheiro sucessor continuará na relatoria dos processos até então distribuídos ao conselheiro sucedido.

6/8/2014

O plenário do CNMP aprovou proposta de emenda regimental que regulamenta a redistribuição de processos com julgamento iniciado nas hipóteses de modificação do colegiado. A autoria da proposta foi do presidente do CNMP, Rodrigo Janot. A relatoria foi do conselheiro Jarbas Soares.

A nova proposta inclui o parágrafo 5º ao artigo 39 do Regimento Interno do Conselho. Assim, nos casos de processos com julgamento iniciado, o conselheiro sucessor continuará na relatoria dos processos até então distribuídos ao conselheiro sucedido.

O presidente do CNMP justificou a necessidade de incluir o dispositivo em virtude de não existir previsão regimental acerca da redistribuição de processos com julgamento já iniciado. Argumenta que a aplicação da regra geral, relativa aos processos remanescentes, resulta no impedimento de dois membros do colegiado, o relator em sucessão e o conselheiro substituto.

Em seu voto, o conselheiro Jarbas Soares explicou que os processos cujos julgamentos ainda não foram iniciados continuarão a ser redistribuídos conforme o disposto no artigo 39, parágrafos 1º e 2º: nos casos de vacância de mais de um cargo de conselheiro, a redistribuição será feita de forma igualitária entre aqueles que assumirem o cargo. Já no caso de a vacância exceder a trinta dias, a redistribuição ocorrerá de forma igualitária abrangendo todos os conselheiros.

Soares destacou que o Regimento Interno é omisso quanto à matéria, e a interpretação extensiva do artigo 39 e seus parágrafos, para aplicá-lo à redistribuição de processos com julgamento iniciado, “importa em flagrante distorção e menoscabo dos componentes do colegiado ao impedir dois conselheiros, em concomitância, de atuarem nos referidos procedimentos”.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024