Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Direito Privado e Internet"

A pedra fundamental do livro foi o grupo de pesquisa Relações Privadas e Internet, criado pelo coordenador.

15/8/2014

A obra coletiva "Direito Privado e Internet" (Atlas – 535p.), coordenado por Guilherme Magalhães Martins, baseia-se nas situações jurídicas existenciais na sociedade da informação, na proteção do consumidor na Internet e nos direitos autorais e tecnologia.

A pedra fundamental do livro foi o grupo de pesquisa Relações Privadas e Internet, criado por Guilherme Magalhães Martins, e coordenado no mestrado e doutorado em Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do RJ (UERJ), juntamente com a disciplina homônima, ministrada entre 2009 e 2010 e voltada aos novos problemas gerados pela regulamentação civil da Internet no Brasil.

Integraram o grupo os pesquisadores João Victor Rozatti Longhi (UFU), Pedro Marcos Barbosa (PUC-Rio), Thalita Trevizan (FDC), Pedro Modenesi (UERJ), Helen Lima Orleans (UERJ) e Vinícius Klein (UFPR), que apresentaram importantes contribuições. Juntaram-se a estes, num segundo momento, alunos do Programa de pós-graduação em Direito pela Faculdade de Direito da UERJ, em especial Fernanda Nunes Barbosa, Vitor Almeida, Gabriel Furtado, Antonio dos Reis Pereira da Silva Júnior e Paula Moura Francesconi Pereira.

Posteriormente, foram convidados a participar da obra outros professores e pesquisadores de diversas instituições, como Danilo Doneda (SENACON), Allan Rocha de Souza (UFRRJ), Sérgio Branco (IBMEC), Ana Paula Barbosa-Fohrmann (UFRJ), Carlos Affonso Pereira de Souza (UERJ), Renato Porto (UNESA), Cláudio Lins de Vasconcelos, Helder Galvão (OAB-RJ) e Antonia Klee (UFRGS), todos especialmente renomados na área, numa grande soma de esforços para a permanente construção e reconstrução do Direito Privado brasileiro.

Sobre o coordenador :

Guilherme Magalhães Martins é doutor e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do RJ (UFRJ), é Promotor de Justiça titular da 3ª Promotoria Cível da Capital - RJ. Professor adjunto de Direito Civil da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do RJ (UFRJ), professor dos cursos de pós-graduação da PUC-Rio, UFRJ, UFRGS, UFJF e Universidade Candido Mendes e ex-professor visitante do mestrado em Direito Civil da Faculdade de Direito da UERJ (2009-2010). Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasil-com). Autor dos livros "Formação dos contratos eletrônicos de consumo via Internet" e "Responsabilidade civil por acidente de consumo na Internet". Coordenador das obras coletivas "Temas de responsabilidade civil" e "Temas de direito do consumidor".

__________

Ganhadora :

Cleidiane Borges, da Usina Goiasa-Goiatuba Álcool Ltda., de Goiatuba/GO

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil deve cessar uso do nome e logo

24/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

As câmaras reservadas em direito empresarial do TJ/SP: Um caso de sucesso

24/4/2024