Migalhas Quentes

Suspensa liminar que paralisava geração de energia em Ilha Solteira

Decisão da semana passada proibia a geração de energia abaixo da quota mínima.

29/8/2014

O TRF da 3ª região suspendeu liminar que obrigava a Cesp e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a reduzir a geração de energia da usina de Ilha Solteira. O presidente da Corte, desembargador Federal Fabio Prieto, aceitou o pedido feito pela União para que a usina pudesse produzir energia abaixo da cota mínima.

Na semana passada, a JF de Jales/SP concedeu liminar favorável a associações de criadores de peixes, que cobravam a recuperação do nível mínimo do reservatório de Ilha Solteira.

De acordo com o Estadão, para cumprir a liminar e encher o reservatório, o ONS teria que liberar um volume de água da ordem de 3 bilhões de metros cúbicos das cabeceiras do Rio Grande e do Rio Paranaíba para Ilha Solteira. O governo argumentou o cumprimento da decisão secaria a Bacia do Rio Grande em dois meses e a Bacia do Rio Paranaíba em seis meses.

Seca

A estiagem que vem atingindo o país e principalmente a região sudeste tomou conta dos noticiários nas últimas semanas. Além da produção de energia elétrca, as hidrovias do país também foram prejudicas. Na hidrovia Tietê-Paraná, que tem grande importância econômica por permitir o transporte de grão e outras mercadorias dos Estados de MS, PR e SP, por exemplo, a navegação está interrompida desde maio por causa do volume insuficiente de água.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Responsabilidade da administração sobre prejuízos da estiagem não é automática

22/8/2014
Migalhas Quentes

SP deve paralisar geração de energia na hidrelétrica de Ilha Solteira

20/8/2014

Notícias Mais Lidas

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

2/12/2025

Anúncio de Trump não impacta processos migratórios, alerta advogado

2/12/2025

TST afasta penhora de aposentadoria de procurador que levantou valores indevidos

2/12/2025

TRF-1 autoriza mãe a sacar FGTS para tratamento de filho autista

2/12/2025

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025