Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Lições Sistematizadas de História do Direito"

A obra vai além de datas e fatos jurídicos, pois apresenta a correlação com o Direito Brasileiro, numa visão interdisciplinar com o Direito Civil, Penal, Constitucional, dentre outros

8/10/2014

O objetivo da obra "Lições Sistematizadas de História do Direito" (Atlas – 200p.), de Rodrigo Arnoni Scalquette, é demonstrar a evolução dos diversos sistemas jurídicos ao longo do tempo, fazendo, sempre que possível, sua interligação com o Direito Brasileiro.

Ressalte-se que os temas tratados são frutos de uma evolução histórica, filosófica e sociopolítica que, com o passar do tempo, acabaram por formar e solidificar a estrutura da ciência do Direito que se conhece atualmente.

A obra vai além de datas e fatos jurídicos, pois apresenta a correlação com o Direito Brasileiro, numa visão interdisciplinar com o Direito Civil, Penal, Constitucional, dentre outros. Nesse sentido, a proposta aqui apresentada é inovadora, pois instiga os pensadores do Direito e leva-os a visualizar os diferentes sistemas e sua compreensão particular com as especificidades de cada sociedade.

O estudo percorre uma "Reta Histórica" que se inicia na antiguidade, na Mesopotâmia – com o Código de Hamurábi –, perpassando o Código de Manu, o Direito Hebraico, o Direito Grego, o Direito Romano, o Direito Canônico, o Direito Germânico, o Direito Inglês, o Direito Mulçumano, as Leis portuguesas, chegando até o ambiente histórico das Constituições brasileiras e aos destaques legislativos do estágio atual do ordenamento jurídico brasileiro.

Sobre o autor :

Rodrigo Arnoni Scalquette é doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC/SP. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em Direito do Consumidor pela Universidade Bandeirante. Especialista em Direito Público e Privado pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Professor assistente doutor de História do Direito e Direito Penal na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado desde 1995, atua como parecerista e consultor jurídico. Membro efetivo da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes da Alta Tecnologia (Triênio 2013/2015). Membro colaborador da Comissão OAB "Vai à Faculdade" – OAB/SP.

_________

Ganhador :

Alicio Carlos Ramos, advogado em Patos de Minas/MG

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024