Migalhas Quentes

Suspensa decisão que exigiu pagamento de fiança de morador de rua

Ministro Fux considerou que a cobrança é ilegal.

21/10/2014

O ministro Luiz Fux determinou a suspensão da exigência de pagamento de fiança por um morador de rua preso há mais de dois meses em São Paulo, sob a acusação da prática do crime de lesão corporal leve. Na análise do HC 124.294, o relator determinou que o juiz de primeira instância retire a exigência do pagamento da fiança, arbitrada em um salário mínimo, para a concessão da liberdade provisória.

De acordo com a Defensoria Pública do Estado de SP, a cobrança da fiança seria ilegal, já que no momento da prisão o acusado informou ser morador de rua e, portanto, não teria condições de arcar com o pagamento. Assim, solicitou a aplicação do art. 350 do CPP, o qual define que "nos casos em que couber fiança, o juiz, verificando a situação econômica do preso, poderá conceder-lhe liberdade provisória".

Em sua decisão, Fux esclareceu que a análise deste habeas corpus não se encontra prevista no art. 102, inciso I, alíneas "d" e "i", da CF, que trata da competência do STF para julgamentos de HC e, portanto, caberia negar seguimento ao pedido. Entretanto, afirmou que "o Supremo Tribunal Federal tem concedido habeas corpus de ofício em casos de flagrante ilegalidade", o que foi identificado no caso.

Ainda de acordo com o ministro, a falta de recursos financeiros do acusado se mostra incompatível com o arbitramento de fiança como condição para concessão de liberdade provisória, devendo o juízo averiguar "a possibilidade de aplicação de medida cautelar diversa, compatível com a situação econômica do acusado".

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

STJ - Não se pode exigir pagamento de fiança de réu pobre

16/3/2011
Migalhas Quentes

STJ vai decidir se liberdade provisória pode ser condicionada a fiança em crime de contrabando

17/1/2008

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025