Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Lei de Greve Comentada"

A obra traz reflexões acerca da liberdade sob a ótica do tema tratado, especialmente entre a contradição e o fenômeno da greve.

26/6/2015

A obra "Lei de Greve Comentada" (Almedina - 176p.), de João Armando Moretto Amarante, aborda uma sistematização completa da lei nos tempos que a greve se mostra com nuances inesperadas.

O autor trata do tema sob a perspectiva histórica, desde sua evolução a partir das guildas, passando pelas corporações de ofício, até chegar ao sindicalismo da era industrial, sem deixar de buscar também na filosofia os contornos do conflito entre a dominação e subordinação, tão evidenciados no sistema capitalista.

A obra traz reflexões acerca da liberdade sob a ótica do tema tratado, especialmente entre a contradição e o fenômeno da greve, enquanto fato social, e a necessidade de sua regulação para o efetivo exercício do direito de greve, com especial destaque na importância de que essa regulamentação tenha a premissa maior da garantia formal de sua efetivação.

São apresentados todos os enfoques do tema de estudo, não deixando de expor o entendimento ao mencionar, por exemplo, a possibilidade de atribuir competência à Justiça do Trabalho na esfera penal ou ao referir a necessidade de esgotamento da via negocial coletiva para a solução dos conflitos do trabalho, identificando na obra um instrumento do pluralismo da democracia.

Sobre o autor :

João Armando Moretto Amarante é especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais/Centro de Extensão Universitária (IICS/CEU). Especialista em Direito do Trabalho pela Escola Paulista de Advocacia. Membro efetivo e secretário-geral da Comissão de Direito Processual do Trabalho da OAB-SP.

__________

Ganhadora :

Anne Caroline Pellizzaro, de Curitiba/PR

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025