Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Desenvolvimento Sustentável e Barreiras Climáticas Unilaterais ao Comércio Internacional"

O livro estabelece padrões normativos para identificar de que forma a proteção do sistema climático pode ser utilizada, especialmente pelo Brasil.

7/10/2015

No livro "Desenvolvimento Sustentável e Barreiras Climáticas Unilaterais ao Comércio Internacional" (Arraes Editores – 215p.), o advogado Henrique Lago da Silveira, da banca Lobo & de Rizzo Advogados, faz um recorte fático para alicerçar a interpretação jurídica do desenvolvimento sustentável.

A publicação aborda as barreiras climáticas unilaterais ao comércio internacional, uma questão extremamente discutida em virtude da proximidade da COP 21, de Paris, que definirá os novos caminhos dos acordos climáticos multilaterais.

O livro estabelece padrões normativos para identificar de que forma a proteção do sistema climático pode ser utilizada, especialmente pelo Brasil, como justificativa para a imposição de restrições unilaterais ao comércio internacional. Segundo o autor, o paradigma utilizado para a realização da pesquisa foi o princípio do desenvolvimento sustentável e seu tratamento no âmbito do direito internacional público.

Silveira também explica sobre como tal princípio foi tratado pela Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças no Clima e nos acordos da OMC e o modo como ambos os ordenamentos podem ser compatibilizados, além dos caminhos normativos a serem percorridos para que eventual restrição comercial com fundamentos climáticos possa ser enquadrada nos casos do art. XX (b) e (g) do acordo da OMC.

Sobre o autor :

Henrique Lago da Silveira é advogado da banca Lobo & de Rizzo Advogados. Graduado em Direito pela UFSC. Mestre em Direito e Relações Internacionais pela UFSC. Pós-graduando em Direito Econômico junto a FGV.

__________

Ganhador :

Lucas Peres Silva Oliveira, de Jataí/GO

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

Aluna que desviou R$ 1 milhão de formatura vira ré por golpe em lotérica

26/4/2024

Advogado de ex-trabalhador é condenado por má-fé em ação contra a MRV

26/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Minuto Migalhas tem calçada da fama, ladrão de pato e tempo de vida

26/4/2024

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024

Aumento do lucro através da importação: Táticas essenciais para empresários superarem a baixa performance e alcançarem o sucesso financeiro

26/4/2024

Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

26/4/2024