Migalhas Quentes

Sorteio da obra "Princípio da Proporcionalidade no Direito do Trabalho"

O Direito do Trabalho, possuindo indiscutível fundamento social, é terreno que encontra enorme campo para a discussão do tema.

8/10/2015

A obra "Princípio da Proporcionalidade no Direito do Trabalho" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais – 215p.), de Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, procura demonstrar uma série de raciocínios de filósofos e constitucionalistas, trazendo como destaque o que vem se chamando de "o princípio dos princípios", inserido no texto da CF. O exemplar é presente do autor.

O Direito do Trabalho, possuindo indiscutível fundamento social, é terreno que encontra enorme campo para a discussão do tema, seja pela necessidade de efetivo descanso, seja pela mitigação da suposta plenitude da propriedade, seja pela hoje existente possibilidade da revista de funcionários e seus limites, ou mesmo em razão da jurisprudência sumulada muitas vezes já ultrapassada pela nova forma de pensar o direito.

Nessa seara, o autor demonstra qual a utilização correta de referido princípio, de modo a não esvaziar por completo o conteúdo fundamental de um dos delitos fundamentais em rota de colisão, apontando inúmeros casos práticos nacionais e internacionais, discutindo acórdãos e analisando súmulas em matéria destinada às relações de trabalho. A ideia é apresentar ao público um estímulo de como amadurecer o raciocínio na hipótese de colisão entre direitos fundamentais com a aplicabilidade do princípio da proporcionalidade em matéria trabalhista, permitindo uma decisão efetivamente fundamentada nos moldes de uma hermenêutica que adeque e compatibilize os direitos envolvidos nos casos concretos aos ditames da nossa Constituição.

Sobre o autor :

Ricardo Pereira de Freitas Guimarães é doutor, mestre e especialista em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Professor da pós-graduação (Cogeae) da PUC/SP. Professor convidado da GVlaw. Conselheiro da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo. Articulista.

__________

__________

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025

Falecimento e conta conjunta: O banco pode reter todo o saldo?

2/12/2025

Concurso público e convocação tardia: STF mantém decisão que garantiu direito de candidato da Paraíba

2/12/2025

Não há incidência do IPI na transferência de salvados à seguradora

2/12/2025

Entre capital e compliance: Por que a regulação acelera o M&A no ecossistema fintech?

2/12/2025