Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Escritos sobre o Papel do Procurador do Estado"

É necessária uma imediata e substancial reestruturação das Advocacias de Estado, com melhoria das condições de trabalho e implementação de carreira de apoio.

2/2/2016

No que tange à atuação consultiva e preventiva do procurador do Estado, a obra "Escritos sobre o Papel do Procurador do Estado" (D'Plácido – 127p.), de Sávio de Aguiar Soares, trata de temas relevantes para consolidação de uma Advocacia Pública forte e valorizada.

A responsabilidade dos procuradores de atender os interesses públicos primários é cercada também de indispensáveis deveres característicos da atividade consultiva e contenciosa e dos vínculos estatutários com a respectiva unidade federada.

Desse modo, o autor piauiense recorre a importantes ensinamentos doutrinários que situam com exatidão o dever primordial da Advocacia Pública - como Advocacia de Estado, a que o sentido de governo só coincide quando comprometidos com a primariedade dos interesses públicos subjacentes - de não atender apenas interesses setorizados, mas sim o interesses comuns a toda a sociedade, de modo que a visão de Estado seja compreendida como algo coincidente, e nunca colidente, com o interesse da sociedade que representa conforme critérios de juridicidade (legalidade, legitimidade e licitude).

Sobre o autor :

Sávio de Aguiar Soares é procurador do Estado de MG. Doutor em Direito Privado pela PUC/Minas. Mestrado em Direito Privado pela PUC/Minas. Especialista em Direito Sanitário pela ESP/MG. Especialista em Advocacia Pública pelo IDDE. Professor.






__________

Ganhadora :

Maria Carolina Gomes Vilas Bôas, de Salvador/BA

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025