Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A Evolução Institucional da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional: Análise e Alternativas"

O livro lança luzes sobre uma das mais importantes instituições da República brasileira: a PGFN.

10/2/2016

A obra "A Evolução Institucional da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional: Análise e Alternativas" (Max Limonad – 149p.), de Ricardo Oliveira Pessôa de Souza, propõe um novo enquadramento para a PGFN : incorporar-se à AGU, tornar-se uma Procuradoria Federal especializada junto a secretaria da Receita Federal transformada em agência, ou ainda, tornar-se um Ministério Público Fiscal.

"A justificativa para o estudo deriva da justa preocupação do autor com o acúmulo de atribuições que vêm sendo conferidas nos últimos anos à PGFN sem que lhe sejam, na mesma proporção, conferidos recursos materiais, humanos e financeiros suficientes e necessários para realizar suas relevantes finalidades, gerando a nefasta consequência do engessamento de suas atividades e dificultando o cumprimento satisfatório do seu munus republicano.

(...)

Já é o momento de se meditar com maior ponderação sobre a. tributação no Brasil. Aos governos, cabe a análise de uma ampla, profunda e consistente reforma no sistema tributário nacional, reavaliando a nossa carga fiscal, propondo a redução da produção legislativa, implementando uma efetiva diminuição das obrigações fiscais acessórias e, sobretudo, dotando a PGFN, instituição de relevância republicana, de meios suficientes para exercer adequadamente a sua função, seja ela como integrante
da AGU, como Procuradoria Federal da SRF futuramente transformada em autarquia ou agência, ou, mesmo, como Ministério Público Fiscal. Por sua vez, aos contribuintes, cabe uma reflexão sobre o cumprimento dos seus deveres fundamentais, especialmente o de pagar tributos, analisando-os sob uma ótica dotada de ética, moral e cidadania
". Marcus Abraham

Sobre o autor :

Ricardo Oliveira Pessôa de Souza é bacharel em Direito pela UERJ. Especialista em Direito Tributário pela PUC/Campinas. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/Campinas. Pós-graduado em Administração Pública pela FGV. Procurador da Fazenda nacional desde 1994.

__________

Ganhador :

Carlos Henrique Santos de Santana, de Aracaju/SE

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024