Migalhas Quentes

Moro pede mobilização da sociedade no combate à corrupção

Em palestra ministrada em simpósio no MPF, o juiz afirmou que a Justiça tem papel relevante mas, sozinha, não consegue resolver o problema.

30/3/2016

Em palestra ministrada nesta terça-feira, 29, no MPF em São Paulo, o juiz Federal Sérgio Moro pediu que a sociedade civil se mobilize no combate à corrupção. O magistrado afirmou que a Justiça tem papel relevante, de identificar fatos criminais e estabelecer culpa a partir de provas, mas, sozinha, não consegue resolver o problema.

"É preciso que as outras instituições públicas operem e aprovem leis tendentes a melhorar o sistema de prevenção da corrupção, e que a sociedade civil organizada se mobilize para cobrar as instituições."

A exposição aconteceu no simpósio Lava Jato e Mãos Limpas, organizado pelo MPF. O juiz – que estava acompanhado de pelo menos sete seguranças – não permitiu que sua fala fosse gravada pela imprensa, não deu entrevista e não comentou seu pedido de desculpas apresentado no mesmo dia ao STF por ter autorizado a divulgação de escutas telefônicas entre o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma.

Apoio popular

Não é a primeira vez que Moro mobiliza a população em prol do combate à corrupção. Em fevereiro, o juiz fez apelo no mesmo sentido, afirmando ser fundamental a colaboração da sociedade civil para que fossem adiante os casos envolvendo figuras públicas poderosas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Moro pede desculpas ao STF e diz que liberação de grampos não teve cunho político

29/3/2016

Notícias Mais Lidas

STF derruba cotas que favoreciam alunos locais no ensino superior

2/12/2025

Morre Ary Oswaldo Mattos Filho

2/12/2025

STJ cancela sessões em razão do velório da ministra Assusete Magalhães

2/12/2025

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025