Migalhas Quentes

STJ vai decidir se feriado local justifica interposição de recurso na Corte após prazo

Caso está na Corte Especial com pedido de vista do ministro Fischer.

3/6/2016

O ministro Fischer pediu vista em MS que trata da interposição de reclamação no STJ, protocolada em 11/2/16, quando já havia transcorrido o prazo de 15 dias para o oferecimento da reclamação.

A parte impetrante alega que o decreto 45.564/16, do Estado do RJ, fixou ponto facultativo em todas as repartições públicas daquele Estado no dia 10/2/16, o que acarretou a suspensão dos prazos processuais; e que tal fato suspenderia o prazo para a interposição da reclamação, pois os autos são físicos na origem, prorrogando a contagem do prazo para o dia útil subsequente, no caso, dia 11/2/16.

Ao negar liminar, em março de 2015, o ministro Raul Araújo, relator, apontou que "à primeira vista", "não é de se supor que este Superior Tribunal de Justiça esteja submetido aos decretos estaduais, nem tampouco aos atos que suspendem prazos nos processos que tramitam nos Tribunais de Justiça dos Estados".

Razoabilidade e proporcionalidade

Pautado o caso na quarta-feira, 1º/6, na Corte Especial, o ministro Raul Araújo votou pela concessão da segurança, afastando a intempestividade da reclamação.

S. Exa. concluiu no voto que, embora não seja de se supor que o STJ esteja submetido aos decretos estaduais, os feriados locais e pontos facultativos nos órgãos do Poder Judiciário no Estado impedem que a parte tenha acesso aos autos do processo. E completou:

"Não se faz reclamação se não com a juntada de comprovantes, de cópia de decisão reclamada, e esses documentos estão nos autos."

Considerando os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, Raul crê que eventuais diferenças de data de funcionamento dos órgãos não têm o condão de reduzir o acesso do cidadão à Justiça, não sendo razoável que a parte tivesse cerceado o direito de interpor a reclamação.

Divergência

O caso tinha destaque da ministra Maria Thereza, que logo afirmou que, pelo raciocínio do ministro Raul, qualquer local que tenha o dia de algum padroeiro poderia impedir o transcurso de prazo no STJ: "Estamos passando para o STJ todos os feriados."

Ministro Raul retrucou que os 15 dias de prazo são "direito da parte" e não do STJ.

O ministro Herman interveio: "O STJ já está inviabilizado como tribunal pela quantidade de processos", ao que Raul, determinado, afirmou: "Aí, paciência."

Ao fim e ao cabo, a ministra Maria Thereza abriu a divergência para negar a segurança e o julgamento será retomado com o voto-vista do ministro Fischer.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024