Migalhas Quentes

Comitês contra corrupção eleitoral começam a funcionar a partir de junho

x

8/5/2006


Comitês contra corrupção eleitoral começam a funcionar a partir de junho


Os comitês de apoio à Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral começam a funcionar a partir de junho. A expectativa é do coordenador da campanha em Goiás e presidente da Comissão de Seleção e das Sociedades dos Advogados, Murillo Macedo Lôbo. Ele falou sobre o assunto durante o XV Colégio de Presidentes de Subseções da OAB/GO, que está sendo realizado em Anápolis. O evento começou quinta-feira e durou até sábado(6).


A campanha está em fase de preparação. Entidades governamentais e não-governamentais estão sendo contactadas. “Já estivemos com a Fenaj, tratando da parte operacional, CNBB, CUT, Fetaeg, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, AGMP e temos encontros marcados com outras para tratar de detalhes práticos da campanha”, explicou Murillo Lobo. Comissões da OAB/GO, como da Advocacia Jovem, irão integrar o movimento.


A partir de junho, o cidadão que quiser fazer uma denúncia que envolva corrupção eleitoral, poderá fazê-lo por telefone (será colocado um 0800 à disposição), por e-mail ou nas entidades parceiras. A Campanha tem dois focos: um informativo, por meio de palestras, e um outro de fiscalização. Durante o Colégio de Presidentes, foi discutida a participação das subseções que serão responsáveis pela campanha no interior. Haverá um comitê central em Goiânia e vários no interior do Estado.


A Campanha de Combate à Corrupção Eleitoral foi lançada pela OAB Nacional e pela CNBB em abril. Ela visa fiscalizar o cumprimento da Legislação Eleitoral, que prevê a punição do uso da máquina pública nas eleições e a cassação de mandato na compra de votos. “A idéia é dar uma estrutura e suporte aos cidadãos que queiram denunciar o uso de recursos ou obras públicas por aqueles que procuram se promover eleitoralmente e orientar o eleitor para que não se deixe vender por aqueles políticos que compram votos”, diz o presidente da OAB/GO, Miguel Cançado.
________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Cerca de 1/4 dos advogados desempenha outra atividade profissional

30/4/2024

45% dos advogados brasileiros têm renda de até R$ 6,6 mil

30/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Home office é realidade para 43% dos advogados

30/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

O julgamento das ADIns 2.110 e 2.111 e a revisão da vida toda

30/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Prova de vida 2024: Saiba tudo aqui

30/4/2024