Migalhas Quentes

Ministra Luciana Lóssio determina retorno de Garotinho ao hospital

Liminar foi deferida nesta sexta-feira, 18.

18/11/2016

A ministra Luciana Lóssio, do TSE, deferiu liminar em HC nesta sexta-feira, 18, para determinar o retorno do ex-governador do RJ Anthony Garotinho ao hospital.

A decisão veio após a dramática transferência de Garotinho do Hospital Municipal Souza Aguiar para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. A decisão da ministra será levada à apreciação do plenário do TSE na próxima sessão da Corte.

A ministra também determinou que, após o prazo necessário para a conclusão dos exames e procedimentos médicos indicados pela equipe, o ex-governador fique preso em regime domiciliar. Luciana Lóssio considerou temerária a atitude do juiz responsável pela prisão de determinar a transferência para o presídio.

"Não cabe à autoridade judiciária avaliar o quadro clínico do segregado, tal como levado a efeito pelo juiz zonal, que assim procedeu sem qualquer embasamento técnico-pericial por parte de equipe médica regularmente constituída, atitude, a meu ver, em tudo temerária, ante o risco de gravame à integridade física do custodiado."

Lóssio determinou a imediata remoção ao hospital, podendo ser na rede privada – desde que por ele custeado –, para a realização de exames indicados no relatório médico. Ficou autorizada a visita de familiares e advogados, e vedado o uso de celular e aparelhos de comunicação.

Internação

O ex-governador foi preso pela PF na quarta-feira, 16, sob a acusação de compra de votos. Após a prisão, ele teria se sentido mal e foi encaminhado ao hospital, onde foi submetido a exames que mostraram alterações cardíacas. Por isto, a equipe médica indicou que ele passasse por tratamento.

Na quinta-feira, no entanto, o juiz de Direito Glaucemir de Oliveira, responsável pela prisão, determinou sua transferência para o presídio. Os jornais mostraram imagens do ex-governador sendo levado de maca a uma ambulância para a realização da transferência, momento em que parecia bastante nervoso.

Veja a íntegra da decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Anthony Garotinho é preso pela PF no RJ

16/11/2016

Notícias Mais Lidas

STF: Partido questiona regras que reduzem dever de indenizar de aéreas

2/12/2025

Marcio Garcia terá de responder por dívida de aluguel de R$ 1,5 milhão

2/12/2025

Juíza condena escritor a indenizar Pedro Benoliel por post antissemita

2/12/2025

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025