Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Ao Entardecer"

A obra apresenta um conjunto de crônicas vivenciais, as quais o autor identifica como registro de memória e avaliações circunstanciais de fatos da vida.

1/2/2017

A obra "Ao Entardecer" (Le Calmon – 225p.), do ministro aposentado do STJ Vicente Leal de Araújo, apresenta um conjunto de crônicas vivenciais, as quais o autor identifica como registro de memória e avaliações circunstanciais de fatos da vida.

O questionamento da política vigente na sociedade percorre em boa parte da obra, por meio de críticas mais incisivas ao que está posto ou por reflexões sobre a própria atividade que Vicente desempenhou durante parte da vida.

O autor apresenta cartas endereçadas a amigos que partiram e à esposa Nazaré. Mesmo com destinatários certos, os temas de amor e saudade retratados são capazes de adentrar qualquer endereço.

"Enquanto ligado às obrigações dos cargos públicos, seja como militar, seja como juiz, não me sobrava tempo para o diletantismo do espírito. Livre dos deveres do ofício judicial, pensei em elaborar, sem prévio planejamento, alguns textos, abordando temas os mais diversos, na sua maioria expressivos de recados da alma e de sentimentos retidos". O autor.

"A sua habilidade nata para escrever sempre lhe fez destacar-se na vida estudantil e o ajudou a passar nos concursos a que se submeteu. Como juiz, o talento para escrever concentrou-se na tarefa árdua de redigir sentenças e acórdãos por mais de 30 anos, tempo em acalentava o sonho secreto de escrever um livro", Paulo Guanabara Leal de Araújo.

Sobre o autor :

Vicente Leal de Araújo é ministro aposentado do STJ. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Foi oficial da Polícia Militar do Ceará, tendo sido sucessivamente promovido até o posto de Capitão.



____________

Ganhadores :

Wilian Pereira Lauriano, de Governador Valadares/MG ;
Lorena Araujo Miranda, de Feira de Santana/BA


Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/BA cumpre mandados em escritórios acusados de litigância predatória

24/4/2024

STJ: Demora em fila de banco além de prazo legal não gera dano moral

24/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024