Migalhas Quentes

STJ: Ministros discutem sobre interferência de presidente de colegiado no julgamento

Ministro Mauro Campbell é contra intervenção do presidente de colegiado com considerações "meritórias".

22/2/2017

Embargos de declaração em conflito de competência na pauta da 1ª seção do STJ nesta quarta-feira, 22, ensejou debate entre o ministro Herman Benjamin e o ministro Mauro Campbell acerca dos limites para interferência do presidente do colegiado no julgamento.

O caso era de relatoria do ministro Napoleão, que acolhia os embargos com efeitos infringentes para declarar competente a JF/SP em detrimento da JF/RJ, que havia sido considerada competente [com acórdão publicado] em julgamento do ano passado.

O presidente da 1ª seção, ministro Herman Benjamin, foi quem fez o destaque no processo, e disse que ficou com dúvida porque o caso era de “embargos de declaração”: “E, pelo que entendi, ministro Napoleão, embora V. Exa. atribua efeitos infringentes, pelo menos não vi, nem no voto, nem na ementa, o enfrentamento de qual seria a omissão, ou a contradição, etc.

Napoleão, então, quis saber onde era a divergência específica, ao que rapidamente o ministro Herman afirmou que não divergia de nada, ainda mais na condição de presidente, que só “destaca pontos importantes na formação de nossa jurisprudência”. E continuou: “Eu, sinceramente, como presidente, gostaria que tivesse mesmo uma contradição, uma omissão, e não um novo julgamento, para que prevalecesse a posição de V. Exa.”

Interferência indevida

O relator então foi explicar em que medida entendeu existente a contradição e/ou omissão do caso, porém Herman insistiu na explicitação do vício. Foi quando, com discurso enérgico, o ministro Mauro Campbell saiu em defesa do colega de bancada, antecipando voto para acompanhar integralmente o relator e dizendo serem “indevidas” as considerações do presidente Herman, “ao arrepio do regimento interno”.

Isso é uma coisa para mim intolerável. V. Exa. na consideração meritória está colocando em dúvida no voto do relator se houve ou não omissão.”

Em réplica, o ministro Herman argumentou que estava na condição de presidente, e dirigindo-se ao ministro Mauro afirmou que não sabia "de onde V. Exa. tirou que o presidente não fala". Mauro insistiu na interferência indevida e ponderou: que a intervenção do presidente nessas condições pode levar, inclusive, à nulidade.

Na resposta, o ministro Herman afirmou que não concordava com tal interpretação do regimento interno, e sugeriu que o tema fosse levado para a Comissão de Regimento Interno, para deixar “expresso”. “Eu vou continuar, enquanto presidente, a fazer comentários dessa natureza. Aqui, enquanto achar que há votos em que há relevância, eu vou destacar”, encerrou.

Foram acolhidos os embargos nos termos do voto do relator Napoleão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Aos gritos, promotor chama advogado de “safado, pilantra, bosta e frouxo”

25/4/2024

MP/SP arquiva caso de abuso de autoridade de policial contra advogado

25/4/2024

STJ aplica honorários por equidade em execução fiscal

25/4/2024

Cão Joca: Legislativo e ministério da Justiça se posicionam sobre caso

25/4/2024

Promotor que chamou advogado de “bosta” é alvo de reclamação no CNMP

25/4/2024

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024