Migalhas Quentes

Nivea não indenizará por reação alérgica que decorreu de predisposição da consumidora

Produto não tinha defeito e a autora, que teve recuperação plena, não demonstrou que tenha sido submetida a situação humilhante ou de sofrimento.

14/3/2017

O TJ/SP negou indenização para consumidora que teve reação alérgica após utilização do produto Nivea Q10 Plus Antirrugas.

A prova pericial médica apurou que a reação decorreu exclusivamente de predisposição individual da própria consumidora. E a perícia química comprovou que o produto não tem qualquer defeito e está em conformidade com suas especificações técnicas, sendo aplicável portanto a excludente de responsabilidade prevista no artigo 12, § 3º, inciso II, do CDC.

O desembargador Penna Machado, relator, destacou também no voto o fato de que apesar de comprovada a reação alérgica, a autora teve recuperação total, sem qualquer sequela, e a mulher não demonstrou que tenha sido submetida a situação humilhante ou de sofrimento interno psíquico intenso.

Meros aborrecimentos nas relações comerciais, geradas pelo inadimplemento de obrigações, não bastam para este tipo de condenação, sob pena de se tornar um precedente para acobertar enriquecimento ilícito nas mais diversas aflições vividas no dia a dia.”

A defesa da empresa foi conduzida pela equipe do advogado Marcelo Domingues, do escritório Falletti & Penteado Advogados.

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

O Boticário indenizará cliente que sofreu reação alérgica a perfume

31/1/2017
Migalhas Quentes

Fabricante de fraldas indenizará por causar alergia e infecção em bebês

29/7/2014
Migalhas Quentes

Consumidora que teve reação alérgica a sabão em pó Ace será indenizada

14/5/2013

Notícias Mais Lidas

União indenizará mulher incluída por engano em processo trabalhista

2/12/2025

Ministro retira processo de pauta após advogada apontar falha em voto

2/12/2025

Juíza aponta falta de acolhimento a jovem morto por leoa em João Pessoa

2/12/2025

Dias Toffoli impõe sigilo absoluto ao pedido da defesa de Vorcaro no STF

2/12/2025

Caso Narcisa e Boninho reacende o debate sobre abandono afetivo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025

ADPF do aborto - O poder de legislar é exclusivamente do Congresso Nacional

2/12/2025