Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Concertação Administrativa Interorgânica - Direito Administrativo e Organização no Século XXI"

O autor enfrenta o fenómeno das relações interorgânicas, intra- ou inter- administrativas, de mais difícil inventariação através de uma análise jurídica rigorosa.

18/4/2017

A obra "Concertação Administrativa Interorgânica - Direito Administrativo e Organização no Século XXI" (Almedina Brasil – 462p.), do autor Eurico Bittencourt Neto, mostra um dos mais relevantes temas do Direito Administrativo na atualidade: a construção uma dogmática constitucionalmente orientada dos acordos jurídicos entre órgãos despersonalizados, a partir da desconstrução de velhos dogmas da organização administrativa.


"Ao revelar um elevado grau de conhecimento da Teoria Geral do Direito Administrativo contemporâneo e a capacidade de o mobilizar na desmontagem de arcaísmos tornados prejudiciais e na construção de novas respostas conformes às diretrizes axiológicas dos nossos dias e a uma dogmática sistemicamente coerente, Eurico Bitencourt Neto coloca-se, a meu ver, na primeira linha da nova geração de cultores do Direito Administrativo no Brasil.

A presente obra caracteriza-se em suma por eleger como objeto um instituto nascente do Direito Administrativo, por examinar detidamente as suas manifestações ainda carecidas de um aparelho normativo expressamente votado à sua sistematização, por mostrar como elas correspondem apesar disso ás linhas estruturantes do Direito Administrativo contemporâneo (excelentemente retratadas), por tentar, em termos não insuscetíveis de controvérsia mas nem por isso menos esclarecedores, a sua categorização em torno das noções de ato unilateral, contrato e acordo administrativo, e, finalmente, empreender um esforço dogmático de balizamento através de requisitos de validade." José Manuel Sérvulo Correia, professor da Faculdade de Lisboa.

Sobre o autor:

Eurico Bittencourt Neto é professor adjunto de Direito Constitucional e Direito Administrativo da UFMG, doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa, com título revalidado pela UFMG como Doutor em Direito. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Graduado em Direito pela UFMG. Presidente do Instituto Mineiro de Direito.

___________

Ganhador:

Luke Bertolaia Figueiredo, de Votuporanga/SP

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

PL Antifacção: Mais de mil promotores manifestam para manter Júri

2/12/2025

STJ recebe lançamento de coletânea em homenagem a Nelson Luiz Pinto

3/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025