Migalhas Quentes

TCU suspende reabertura da Pampulha para voos regulares domésticos

A decisão é do ministro Bruno Dantas.

28/12/2017

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, decidiu suspender portaria do Ministério dos Transportes que reabriu o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, para voos entre Estados

A decisão suspende a portaria 911, de 24/10/2017, cujo efeito prático é revogar a portaria 376/2017 e reestabelecer a possibilidade de voos regulares domésticos, sem restrições, no Aeroporto Carlos Drummond de Andrade.

A representação é de autoria do senador Antonio Anastasia, para quem a portaria teria sido editada sem a devida motivação, afrontando os princípios do estado democrático de direito, a jurisprudência e a doutrina.

Subsídios técnicos

Inicialmente, o relator negou o ingresso da concessionária do aeroporto no feito, por ausência de interesse jurídico. Quanto à portaria em si, Bruno Dantas afirmou que o ato carece de manifestação dos setores técnicos da Secretaria Nacional de Aviação Civil, o que levaria à conclusão de que a decisão tenha sido insuficientemente refletida.

O ministro do TCU considera imprescindível a opinião do órgão regulador. Para Dantas, ante a necessidade de comprovação do interesse público da medida, é preciso demonstrá-lo com argumentos que refutem as razões já apresentadas em sentido diametralmente oposto pelos setores técnicos da SAC, ainda mais diante do curto lapso temporal entre as medidas adotadas.

Com efeito, cabe ao órgão regulador analisar se, numa visão de longo prazo e de estabilidade do setor, a medida favorece ou não o serviço que estará sendo prestado à sociedade.”

Veja a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Servidores não devolverão verbas recebidas de boa-fé, decide Nunes Marques

28/4/2024

Certidão da OAB não comprova atividade jurídica para fins de concurso

27/4/2024

"Vocês chegam para pesar em gastos", diz juiz a servidores em posse

29/4/2024

Morre o advogado Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB/DF

28/4/2024

Juíza determina prisão de jornalista que ofendeu promotor e magistrado

29/4/2024

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

Lei 14.846/24 e a nova medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, em bibliotecas, em museus e em centros de documentação e memória

29/4/2024

Correios são condenados pelo TST a pagar indenização de R$ 20 mil a empregado que sofreu 4 assaltos

29/4/2024