Migalhas Quentes

Compradores públicos adotam certificação digital

25/7/2006

 

Identidade virtual

 

Compradores públicos adotam certificação digital

 

O Ministério do Planejamento já iniciou a certificação digital de 3.270 servidores públicos que atuam na área de compras de órgãos públicos localizados das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A previsão é que este trabalho seja concluído até o final do ano. Os demais 7.430 servidores federais que atuam nessa área, em todos os estados, serão certificados em 2007.

 

O certificado digital é um documento eletrônico, assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, que associa uma entidade (pessoa, processo ou servidor) a uma chave pública e contém os dados de seu titular, tais como nome, e-mail, CPF, chave pública, nome e assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu.

 

Na prática, o certificado digital funciona como uma carteira de identidade virtual que permite a identificação segura de uma mensagem ou transação em uma rede de computadores. O processo de certificação digital utiliza procedimentos lógicos e matemáticos para assegurar confidencialidade, integridade das informações e confirmação de autoria.

 

Todas as transações eletrônicas assinadas digitalmente têm validade jurídica garantida pela MP 2.200/01 que institui a ICP-Brasil para a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica e das aplicações que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.

 

A iniciativa garante a segurança necessária para a virtualização de procedimentos que hoje são feitos de forma presencial, como a assinatura de documentos. Segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, a iniciativa simplifica os procedimentos, reduz a burocracia, possibilita diminui r o custo dos fornecedores em vender para o governo e confere mais segurança em todas as transações de comércio eletrônico.

 

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento adquiriu cinco mil tokens para armazenar as chaves criptográficas que compõe os certificados digitais. Essas certificações serão realizadas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), de acordo com as recomendações da ICP- Brasil.

___________

 

 

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

STF arquiva ação contra jogador denunciado por manipular partida de jogo

2/12/2025

TRF-1 julgará pedido do MPF para restabelecer prisão de Daniel Vorcaro

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025