Migalhas Quentes

TJ/DF suspende ordem que afastou direito à incorporação de quintos de servidores

Liminar foi deferida, em MS, pelo desembargador Sérgio Rocha.

15/6/2018

O desembargador Sérgio Rocha, do TJ/DF, suspendeu decisão da própria Corte que afastou o direito à incorporação de quintos referentes ao exercício de funções gratificadas de servidores da Justiça do DF e do MPU/DF. A ordem, dada pelo presidente do TJ/DF, desembargador Romão Cícero de Oliveira, impediu à incorporação da gratificação referente ao período compreendido entre a edição da lei 9.624/98 e da MP 2.225-45/01 e o julgamento do mérito do MS ou do RE 638.115, sobre o tema, que tramita no STF.

O MS foi impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do MPU no DF – Sindjus/DF contra a decisão. No pedido de liminar, o Sindjus alegou que, em MS anterior, havia sido reconhecido o direito dos servidores à incorporação dos quintos no período compreendido entre a edição das normas e o ano de 2013, antes de julgamento no STF que considerou incorporação de quintos ofende o princípio da legalidade.

O sindicato também afirmou que "a coisa julgada não pode ser afastada por julgado do STF em sede de repercussão geral" e que, em sede administrativa, o próprio STF manteve o pagamento da gratificação a seus servidores albergados por decisão judicial até o julgamento de embargos de declaração pendentes de apreciação no RE.

Ao analisar o pedido, o desembargador Sérgio Rocha ponderou que "com relação aos servidores do STF que incorporaram tais parcelas de quintos/VPNI por decisão judicial transitada em julgado, o próprio STF determinou a manutenção do pagamento das verbas, até o julgamento definitivo do RE 638.115/CE". O desembargador levou em conta o fumus boni iuris apto a fundamentar a manutenção do pagamento da gratificação aos servidores do TJ/DF e entendeu que o periculum in mora se evidencia pela iminência da supressão dos quintos nas folhas de pagamentos dos servidores.

Com isso, o desembargador deferiu liminar para suspender a decisão do TJ/DF que afastou o direito à incorporação de quintos de servidores gratificados da Justiça do DF e do MPU/DF no período entre a edição da lei 9.624/98 e da MP 2.225-45/01 e o julgamento do mérito do MS ou de RE sobre o tema que tramita no STF, "o que ocorrer primeiro".

O Sindjus foi patrocinado na causa pelos advogados Ibaneis Rocha Barros Junior e Odasir Piacini Neto, do escritório Ibaneis Advocacia e Consultoria.

Confira a íntegra da decisão.

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Incorporação de quintos ofende princípio da legalidade

20/3/2015
Migalhas Quentes

Quintos devem ser incorporados com base nos valores de função efetivamente exercida

17/12/2012

Notícias Mais Lidas

TRT da 2ª região inclui esposa de sócio em execução trabalhista

2/12/2025

CNJ lança base de dados de partes envolvidas em ações para uso de juízes

2/12/2025

Moraes diz que Judiciário virou alvo por ser “o mais forte do mundo”

2/12/2025

Comissão do Senado aprova aumento de tributação para bets e fintechs

2/12/2025

Alcolumbre adia sabatina de Jorge Messias e critica omissão do governo

2/12/2025

Artigos Mais Lidos

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025

Seguros de danos, responsabilidade civil e o papel das cooperativas no Brasil

3/12/2025